O esporte pode mudar vidas e aos 23 anos, Vitória Bitencourt é um exemplo disso, pois nem mesmo as limitações impostas pela paralisia cerebral a impediram de se tornar uma atleta reconhecida na cidade e no RS. Praticante de bocha paralímpica ela costuma viajar o estado competindo e, agora, sonha com a profissionalização. Com o objetivo de possibilitar que outros jovens com deficiência possam trilhar um caminho semelhante ou ao menos se divertir praticando esportes, a Prefeitura do Rio Grande abriu as portas da Estação Cidadania e Cultura Lagoa dos Patos para promover um dia dedicado ao paradesporto.
A ação realizada nesta quarta-feira (24) integrou a programação oficial da Semana da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência e reuniu alunos de escolas municipais de educação especial que tiveram uma tarde repleta de atividades esportivas, muita diversão, com direito até a distribuição de medalhas.
O evento reuniu várias as instituições que trabalham diretamente com o esporte, com o intuito de mostrar a importância do uso do espaço público pelas pessoas com deficiência. “Preparamos um dia especial para que as pessoas com deficiência utilizem esse espaço de forma gratuita e bem orientada pelos profissionais de educação física”, diz o coordenador do Projeto Pardesporto, Felipe Motta.
HISTÓRIAS DE VIDA
Aluna do Projeto Paradesporto, desde 2021, Vitória se apaixonou pela bocha paralímpica já nas primeiras oportunidades de jogar e, desde então, não parou mais. “O esporte mostrou que ela poderia ir além e que ela é capaz de conquistar novas coisas. Tirou ela dessa ‘bolha do deficiente’ que muitos não conseguem sair, em razão da precariedade dos recursos para este público. Com a bocha e o projeto ela passou a experimentar a vida de outra maneira”, diz Lisiane Bitencourt, mãe de Vitória.
Quem também tem reescrito sua história através do esporte é Matheus Vasconcelos, de 16 anos, aluno da Escola Municipal de Educação Bilíngue Professora Carmen Regina Teixeira Baldino e que participou da Paralímpiada Escolar Nacional em 2019 representando o Rio Grande do Sul as provas de atletismo. “Eu gosto muito de jogar bola e correr. Já joguei em Porto Alegre e São Paulo e achei muito legal e importante. No futuro penso em ser atleta profissional”
Assessoria de Comunicação - PMRG