Projeto garante horta e pomar dentro de escola
Variadas
Publicado em 26/08/2022

Uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Emater/RS – Ascar tem oportunizado tardes de muita diversão e aprendizado para as crianças da Escola Municipal Fraternidade, no Bairro Getúlio Vargas. É o projeto Horta na Escola, que tem como objetivo estimular o respeito pelo meio ambiente possibilitar que os alunos possam ter contato com a terra e as plantas, além de conhecer de onde vêm os alimentos e a importância de uma alimentação saudável.

Nesta semana, com a presença da equipe da Emater, foi realizada a poda de algumas árvores frutíferas como bergamoteiras e goiabeiras no espaço onde será criado um pequeno pomar. Na ação, alunos de 3 a 6 anos de idade puderam aprender um pouco sobre as plantas. “O pessoal da Emater foi muito amável e solícito, explicando sobre os tipos de frutas, de árvores e de como fazer a poda para que a floração e os frutos venham com mais intensidade”, diz a vice-diretora e coordenadora do projeto Vera Rabelo.

A ideia é que a escola possa manter uma horta e um pomar que possam fornecer alimentos orgânicos, contribuindo para a qualidade da alimentação dos alunos. Para isso, a Emater coletou amostras de solo, que serão analisadas para identificar as melhores alternativas de cultivo para o local. “Este projeto faz com que eles entendam e acompanhem o crescimento das frutíferas e das verduras, se envolvendo nos cuidados com as plantas”, diz a extensionista rural da Emater, Viviane Dutra.

Atualmente a escola já trabalha com ajuda de voluntários, que fazem o cultivo das mudas de legumes e temperos, que depois serão transferidas para os canteiros.

Assessoria -PMRG

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!