O Porto do Rio Grande recebeu, na manhã desta quinta-feira (25), o Navio Faroleiro Almirante Graça Aranha (H34) da Marinha do Brasil. A embarcação, que deverá permanecer no município até o dia 27 deste mês, atracou no berço 8 do cais público pouco depois das 10h30, com o auxílio de dois rebocadores.
Diferentemente dos demais navios da Esquadra Nacional, que possuem a cor cinza, esse chama a atenção pela cor branca, em razão de pertencer à Divisão de Hidrografia da Marinha do Brasil. Eles são identificados pela letra H pintada no casco, a mesma dos navios Almirante Maximiano e Ary Rongel, estes vermelhos por navegarem no continente antártico.
O Almirante Graça Aranha foi construído pelo Estaleiro Industrial Naval Ebin S/A e lançado ao mar no dia 23 de maio de 1974. Sua missão é a de apoiar os faróis da costa brasileira e a sinalização náutica, posicionando, mantendo e reparando o balizamento, de modo a contribuir para a segurança da navegação.
Com 74,8 metros de comprimento, 13 metros de boca e calado de 4,2 metros, o Graça Aranha possui capacidade de realizar os serviços de manutenção da sinalização em locais de difícil acesso, como as ilhas oceânicas brasileiras, em virtude de sua autonomia. Ele também conta com um heliponto e um helicóptero, modelo Esquilo, embarcado.