Lançados nesta quinta-feira (25) os projetos “Figurinhas do Rio Grande” e “Jovens Educadores Patrimoniais” pretendem integrar os estudantes das escolas da rede municipal ao mesmo tempo em que semeia o interesse pela história da cidade.
A principal estrela dos projetos é o álbum “Figurinhas do Rio Grande” de 26 páginas e com 95 figuras que contam a história da cidade, seus prédios históricos, paisagens, museus e personagens marcantes. Durante a cerimônia de lançamento, que reuniu alunos de 20 colégios, o álbum foi entregue simbolicamente para representantes de 53 escolas municipais nas quais será distribuído aos alunos dos 3º e 4º anos do ensino fundamental.
Segundo o secretário da Educação, Henrique Bernardeli, essa maneira de fazer chegar às crianças a história do município é muito importante para construir uma oportunidade da criançada vivenciar o que foi Rio Grande e queiram participar da construção do futuro da cidade.
“Estes projetos resgatam uma necessidade da cidade de cultivar sua história e seus valores para que possamos levar as novas gerações a se comprometerem com o futuro do Rio Grande, baseado naquilo que já foi feito”, diz.
Já o projeto Jovens Educadores Patrimoniais irá promover uma série de visitas guiadas aos alunos da rede pública do Ensino Fundamental, no intuito de aproximar os jovens da história existente por trás da riqueza do patrimônio rio-grandino.
O programa iniciará por sete escolas, formando dois polos. Aproximadamente 23 alunos serão os representantes do projeto e a expectativa é de que mais polos sejam criados futuramente.
ÁLBUM CHEGA PARA O PÚBLICO EM NOVEMBRO
A intenção da Secretaria de Cultura é de possibilitar a venda do álbum para toda a população, com o objetivo de que todo rio-grandino possa guardar um pouco da história da cidade consigo. O lançamento está previsto para o dia 9 de novembro, durante a realização da Noite do Centro Histórico.
“Este é um trabalho muito importante, feito ao longo de um ano e meio em conjunto com a Otroporto e as equipes das secretarias de Educação, Cultura e Turismo. E a ideia e levar a cidade até as crianças de uma maneira que eles gostam, colando figurinhas”, diz o secretário de Cultura, Luiz Henrique Drevnovicz.
Assessoria de Comunicação - PMRG