A Semana Municipal da Pessoa com Deficiência foi encerrada nesta terça-feira (30) com seminário promovido pela Associação dos Pais e Mestres dos Excepcionais (APAE) para tratar do tema Deficiência Intelectual e/ou Múltipla. O evento realizado no Salão Nobre da Prefeitura do Rio Grande reuniu educadores, especialistas e familiares pessoas com deficiência.
A assessora e Educadora Especial Inclusiva da Escola Viva, Eliane Dalle Nogario afirma que o evento é importante à medida que contempla as Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla, no ambiente da Prefeitura Municipal, mostrando o apoio do governo sobre essas questões.
“A temática ‘Superar Barreiras para a Inclusão’ apresentada pela equipe da APAE é útil por contar com a participação de profissionais dividindo seu conhecimento para promover uma melhor relação em nossa comunidade”, diz.
A psicóloga da APAE Ana Paula Rebolo comenta que a proposta do evento teve como objetivo levar conhecimento e informação à população, incentivando a valorização da causa das pessoas com deficiência e, eventualmente, o surgimento de oportunidades à essas pessoas.
CONTEÚDO
A professora da escola França Pinto e psicopedagoga Márcia Furtado, palestrou sobre as dificuldades e barreiras que os estudantes do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) passam, introduzindo as possibilidades de ensino para eles. “Foram apresentadas as diferentes formas adaptação curricular e de aprendizagem, que utilizamos com os estudantes com alguma deficiência. Creio que existem diversas possibilidades relacionadas a ensino e aprendizagem, logo o desenvolvimento deste trabalho surge como uma forma alternativa de proporcionar o mesmo ensino a todos, para que tenham mais oportunidades no futuro”, diz.
Assessoria de Comunicação - PMRG