Profissionais da Saúde são capacitados para atuar contra Monkeypox
15/09/2022 07:33 em Variadas

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde repassou diversas orientações para profissionais da Saúde da rede municipal, com objetivo de capacitá-los para o enfrentamento da Monkeypox (varíola dos macacos). A capacitação ocorreu no auditório da Secretaria, na tarde desta quarta-feira (14), e foi direcionada aos gestores de diversos programas oferecidos à população e para profissionais que atuam na linha de frente das unidades básicas.

Essa foi a terceira atividade com esse objetivo. Na semana passada, enfermeiros e médicos da rede municipal foram orientados em reuniões realizadas no Posto IV (Canalete). As informações têm sido repassadas pela gerente do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Secretaria, médica Shirley Cardone, que tem reforçado que “esse é um trabalho de formiguinha e de conscientização” e com o tempo as informações chegarão a toda a população.

Ela disse que a doença ainda está sob controle, com poucos casos no Brasil e no Estado (um apenas no município do Rio Grande), mas é importante manter os cuidados básicos, como o isolamento em caso de suspeita e a higienização, além de acionar os órgãos de Saúde para qualquer suspeita ou sintoma de contaminação pelo vírus da Monkeypox. Recomendou que sejam tomados cuidados em locais de trabalho e em ambientes fechados e informou que a Vigilância tem orientado as Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs). Lembrou, ainda, que a doença pode atingir qualquer pessoa.

PLANO DE CONTINGÊNCIA

Durante a exposição na Secretaria, foi repassado aos profissionais o Plano de Contingência Municipal contra a Monkeypox, documento que caracteriza a doença, define o que são os casos, os procedimentos a serem adotados para casos suspeitos e confirmados, as medidas de precaução e várias orientações para enfrentamento desse novo vírus. O objetivo da Secretaria com o Plano é oferecer aos profissionais e gestores de Saúde informações estratégicas de contenção, controle e orientações assistenciais, epidemiológicas e laboratoriais úteis para a gestão da emergência.

Assessoria -- PMRG

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!