Gabinete de Crise apresenta dados positivos de redução da Covid no Estado e reforça a necessidade de vacinação
15/09/2022 07:35 em Variadas

A reunião do Gabinete de Crise desta quarta-feira (14/9), coordenada pelo governador Ranolfo Vieira Júnior, apresentou dados positivos em relação à covid-19 no Rio Grande do Sul. Na última semana, houve redução de contaminações (29%), internações em UTIs (70 casos a menos), leitos clínicos (13,9%) e óbitos (30,4%). As projeções, conforme estudo do Comitê de Dados, por meio do Grupo de Trabalho (GT) Saúde, também apontam uma tendência de queda nos óbitos para o mês de outubro.

Entretanto, o alerta para necessidade de reforço vacinal segue mantido pelos gestores públicos estaduais. “É inegável que vivemos um momento favorável, com números cada vez mais baixos em relação a contaminação e óbitos por covid-19. Porém, não podemos relaxar. Estar com a vacina em dia é fundamental para que o cenário siga assim e melhore ainda mais”, alertou Ranolfo.

Outro tópico levado em conta pelos técnicos, e que torna o cenário positivo a curto prazo, é que, diferentemente de outros momentos da pandemia, as novas variantes de covid-19 não estão causando aumento expressivo de contaminações em outras partes do mundo.

“Os dados indicam que a preocupação com novas ondas exponenciais de contágio em um curto espaço de tempo é baixa. Mesmo assim, seguiremos acompanhando todos os cenários possíveis e atualizando os relatórios sobre a situação da covid-19. Essa postura contribui para a qualificação das políticas sanitárias no Rio Grande do Sul”, comentou o coordenador do GT Saúde e diretor do Departamento de Economia da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, Pedro Zuanazzi. 

A secretária da Saúde, Arita Bergmann, analisa a possibilidade de realizar uma campanha educativa, ainda sem data definida, para alertar sobre a necessidade da imunização de adultos que não tomaram a segunda ou terceira dose da vacina contra o coronavírus.

“Os bons números que divulgamos hoje estão ligados ao trabalho de conscientização realizado lá atrás, quando foi ressaltado que a vacina salva vidas. Por isso, devemos alertar mais uma vez sobre a importância da segunda e terceira dose”, afirmou. 

Sistema 3As e dados da covid no RS

A situação hospitalar no Rio Grande do Sul é de redução no número de internados por covid. Sem a emissão de avisos e alertas, o governo permanece ativamente monitorando os dados relativos à pandemia.

- Na semana, a média móvel de casos confirmados apresenta redução de 29%. Com isso, a incidência semanal de casos no estado é de 58 casos por 100 mil habitantes.

- Na semana, o número de internados suspeitos e confirmados diminuiu em 70, uma redução de 46 em leitos clínicos e de 24 em UTI.

- O número de internados em leitos clínicos, suspeitos e confirmados é 284, diminuição de 13,9%, em comparação à semana passada.

- O número de internados em UTIs, suspeitos e confirmados é 102, diminuição de 19% em comparação à semana passada.

- Houve 48 óbitos na semana, uma média de 6,9 por dia, representando uma redução de 30,4% em relação à média móvel de uma semana atrás.

- A taxa de ocupação hospitalar das UTIs adulto no RS é de 86,6%, sendo de 92,7% no SUS e de 76,2% na rede privada.

Status da Vacinação (% da população residente):

  • Pelo menos uma dose – 88,5%
  • Esquema vacinal completo – 81,8%
  • Dose de reforço – 53,3%

Secom - GOV RS

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!