Semana Farroupilha começa com acendimento da Chama Crioula no Palácio Piratini
15/09/2022 07:38 em Variadas

A Chama Crioula foi acesa pelo governador Ranolfo Vieira Júnior, na manhã desta quarta-feira (14/9), no Palácio Piratini. O ato é considerado o início das atividades da Semana Farroupilha no Rio Grande do Sul. Durante a cerimônia, o patrono dos festejos Farroupilhas, Adair de Freitas, entregou a centelha para o governador, que ateou o candeeiro crioulo. A chama foi gerada em agosto deste ano, em Canguçu, e transportada por cavaleiros que percorreram as 30 regiões tradicionalistas do Estado até a capital.

Chama Crioula 2022 a
A chama, gerada em agosto em Canguçu, foi transportada por cavaleiros que percorreram as 30 regiões tradicionalistas - Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini

“É um ato simbólico e importante para valorizar e cultivar nossa história. O início da Semana Farroupilha é um dos pontos altos do ano. Além de exaltar nosso civismo, também representa um momento de reflexão para cultuar a paz e a harmonia. Por isso, temos como tema dos Festejos Farroupilhas 2022 “Etnias do gaúcho: Rio Grande, terra de muitas terras”. Nesse ano, de retomada pós-pandemia, é a mensagem que queremos passar para todos”, disse Ranolfo.

A Chama Crioula foi acesa pela primeira vez em 7 de setembro de 1947. Considerada um símbolo que une o Estado, representa a história, a tradição e a alma da sociedade gaúcha. Em torno dela, é construído um ambiente de reverência ao passado, de culto aos feitos e fatos e de reflexão sobre a sociedade. 

Chama Crioula 2022 c
A cerimônia, que inicia as atividades da Semana Farroupilha no Rio Grande do Sul, ocorreu no Palácio Piratini - Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini

O presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Manoelito Savaris, comentou sobre a diversidade étnica que formou o Estado, citando a relevância de índios, negros e espanhóis, entre outros, para a formação do povo gaúcho. “É importante homenagear essas etnias formadoras e comemorar o que conquistamos. Se não conhecemos a nossa trajetória, não definiremos os rumos do futuro com clareza”, destacou.

Depois do encerramento do ato, a chama foi acesa na Assembleia Legislativa. Também participaram do evento no Palácio Piratini secretários estaduais, representantes das forças de segurança, integrantes do MTG e lideranças de entidades públicas e privadas. 

Festejos Farroupilhas 2022

Outras informações sobre os Festejos Farroupilhas, que conta com a colaboração do governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura, estão disponíveis no site cultura.rs.gov.br/festejosfarroupilhas2022.

Secom - GOV RS

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!