Tradicional desfile de 20 de setembro encerra a semana dos Festejos Farroupilhas
20/09/2022 15:58 em Variadas

Depois de um amanhecer nublado em Porto Alegre, o sol apareceu e se espalhou pela Avenida Edvaldo Pereira Paiva, a Beira-Rio, onde ocorreu o tradicional desfile de 20 de setembro na manhã desta terça-feira.

 

O evento marca a data em que o Estado celebra o início da Revolução Farroupilha e o orgulho de ser gaúcho. O desfile foi retomado depois de dois anos sem ocorrer em razão da pandemia de covid-19 e encerrou a semana dos Festejos Farroupilhas. 

 

O governador Ranolfo Vieira Júnior chegou ao local por volta das 8h, quando, a bordo do conversível Stutz, fabricado nos Estados Unidos em 1928, revistou as tropas no momento que antecede o desfile.

 

 

20 set 3
O governador, a bordo do conversível Stutz, revistou as tropas no momento que antecede o desfile - Foto: Rodrigo Ziebell/Palácio Piratini

 

 

Depois de receber as honras militares e participar do hasteamento das bandeiras, o governador acompanhou o evento do palanque principal, ao lado da primeira-dama Sônia Vieira, de secretários de Estado, do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e de outras autoridades. 

 

“Fomos brindados com um dia espetacular para esse lindo desfile que retrata a tradição, nossa história e cultura e toda a representatividade que tem o 20 de setembro para os gaúchos. Honra-me muito poder estar aqui como governador nesta data, que marca também uma retomada depois de dois anos com uma série de limitações impostas pela pandemia”, disse Ranolfo.

 

Cerca de 2,5 mil pessoas se apresentaram na Beira-Rio. A primeira etapa foi destinada ao desfile cívico-militar, do qual participaram integrantes da Brigada Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), do Instituto-Geral de Perícias (IGP) e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).

 

Em seguida, a União das Etnias de Ijuí (Ueti) e a 1ª Região Tradicionalista do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) realizaram o desfile “Etnias do gaúcho: Rio Grande, terra de muitas terras”, alusivo ao tema deste ano, que valoriza a diversidade do povo gaúcho. Representantes das etnias que ajudaram a construir a identidade gaúcha cruzaram a avenida com trajes típicos. 

Momento mais aguardado pelo público que acompanhava a celebração, a passagem dos cavaleiros começou por volta das 10h30 e contou com a participação de 25 grupos, entre Centros de Tradição Gaúcha (CTGs) e piquetes.

Secom - GOV RS

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!