Desfile farroupilha reuniu aproximadamente 10 mil pessoas em Rio Grande
21/09/2022 16:55 em Variadas

Dentro das comemorações do mês de setembro, neste Dia do Gaúcho (20), quando se comemora a Revolução Farroupilha, foram realizados o desfile militar e o tradicional desfile dos cavalarianos, representando suas entidades e invernadas artísticas. O evento aconteceu após uma parada de dois anos por conta da pandemia da Covid-19 e mobilizou, segundo dados da Guarda Municipal, aproximadamente 10 mil pessoas que foram prestigiar a comemoração, na rua General Neto.

O prefeito Fábio Branco comentou sobre a importância desta comemoração dando destaque para a representatividade desde momento para os gaúchos. “O 20 setembro para nós, gaúchos, é muito importante, principalmente após um período de pandemia. Retornar neste desfile faz que possamos fortalecer a nossa história e a nossa cultura com os ideais de justiça e liberdade. Então, é relevante que a nossa história passada sirva de exemplo e motivação para a história atual, a medida que possamos ter mais igualdade, justiça, liberdade e consequentemente ter um país, estado e município cada vez melhores”, diz Fábio.

A programação começou às 9h30min, quando 6° Batalhão de Policia Militar, apresentando seu efetivo com 80 militares em conjunto com a brigada mirim e suas 12 viaturas da força policial que atuam no patrulhamento da cidade deram início ao desfile militar. Na sequência, o 3° Batalhão de Bombeiro Militar percorreu a General Neto com 23 bombeiros, dentre elas desfilaram em zigue-zague 10 veículos com as sirenes de suas viaturas e caminhões ligadas.
Após, a banda marcial da escola Helena Small, regida pelo maestro Ângelo Sena, acompanhou o desfile da Guarda Municipal, encerrando o desfile militar e iniciando a XII Caminhada Farroupilha, contendo piquetes, DTGs e CTGs que desfilaram representando sua tradição gaúcha.

O coordenador da 6° Região Tradicionalista, Roberto Ferreira, destacou a importância desta retomada do desfile farroupilha, após dois anos sem acontecer. “O recomeço presencial é muito importante, principalmente para o movimento tradicionalista que pode trazer nossa tradição gaúcha para a rua, mostrando o que fazemos durante o ano inteiro, seja no desfile a pé ou a cavalo. Hoje é uma oportunidade e uma festa aos gaúchos que vieram para a cidade passear e desfilar mostrando seu melhor cavalo, no qual ele cuidou durante o ano. Por isso, hoje foi tão importante ter aqui um público significativo para prestigiar o movimento gaúcho”, diz Ferreira.

Dessa forma, os tradicionalistas desfilaram a cavalo, a pé e sobre caminhões, demonstrando sua a cultura e a identidade do povo gaúcho, com suas tradições e ideais de liberdade e igualdade. Ao todo, passaram pela avenida 600 cavalarianos e entidades tradicionalistas, entre CTG’s, piquetes e núcleos.

Ao final do desfile ocorreu a extinção da Chama Crioula, realizada pelo prefeito Fabio Branco em conjunto com o coordenador da 6° Região Tradicionalista Roberto Ferreira, que marcou de forma simbólica o encerramento da Semana Farroupilha, na Praça Tamandaré.

Assessoria - PMRG

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!