Temporal causa estragos em Rio Grande
24/09/2022 13:30 em Variadas

A passagem de um ciclone extratropical por Rio Grande deixou estragos em diferentes pontos da cidade na quinta-feira (22). Aliado a uma frente fria que baixou as temperaturas, o fenômeno trouxe fortes chuvas para a região, totalizando 30mm, e ventos de até 100km/h. Devido a essas condições, durante todo o dia de ontem a Defesa Civil esteve de prontidão e atuando nas ocorrências. Nesta sexta-feira (23), mesmo com a melhora das condições climáticas, o trabalho continua no atendimento dos chamados da comunidade.

Cinco residências acabaram destelhadas durante o ciclone: duas na Barra Nova; duas no Maria dos Anjos e uma na Cidade Nova. A equipe da Defesa Civil esteve nos locais para verificar a situação e realizou a entrega de lonas às famílias.

A umidade intensa do solo e a força dos ventos também danificaram postes e árvores. Segundo dados do setor, 13 postes de energia sofreram avarias durante o temporal. Três deles ainda estão apresentam risco e a recomendação é que a comunidade evite esses locais, no Bolaxa, na RS-734 e na rua 11 do BGV. Como parte de sua atuação, a Defesa Civil faz o isolamento e monitoramento da situação, até que a Ceee/Equatorial possa fazer a manutenção necessária.

Além disso, foram registradas seis árvores caídas no município e outras 14 que apresentam risco de queda. “O tempo acalmou mas ainda temos muitas avarias pela cidade. Estamos priorizando o isolamento dos postes e árvores caídas ou em risco de queda, para evitar novos transtornos”, afirma o Ordenador da Defesa Civil, Rudimar Machado.

Nesta sexta-feira, os ventos estão na casa dos 20km/h e não são esperadas novas precipitações.

Descarte irregular de lixo segue causando problemas

Durante a chuva de ontem, a secretaria de Zeladoria recebeu informações sobre um alagamento na rua Cristóvão Colombo. A situação surpreendeu o setor, uma vez que tem sido feito trabalho sistemático de limpeza de bocas de lobo e que o problema não tem ocorrido com frequência.

No local a equipe se deparou com uma boca de lobo tomada por lixo, principalmente de garrafas plásticas, que estavam causando entupimento. Foi feita nova limpeza e a liberação do fluxo da água.

Por esse motivo, a Zeladoria pede, mais uma vez, que a população seja consciente e descarte seu lixo nos locais adequados. O lixo largado nas ruas acaba sendo direcionado pela água para as bocas de lobo, o que gera transtorno para a comunidade e despesa para o Município.

 

CONTATOS DE EMERGÊNCIA

Defesa Civil
199
(053) 9947.2509 — WhatsApp Defesa Civil

Guarda Municipal
153

Trânsito
156

Bombeiros
193

SAMU
192

CEEE Equatorial
0800 721 2333

Assessoria - PMRG

 

COMENTÁRIOS