Central de Material Esterilizado do HU-Furg é modernizada
24/09/2022 13:33 em Variadas

A Central de Material Esterilizado (CME) do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) passou a operar com novos equipamentos que visam aumentar a produtividade e dar mais segurança nos processos de esterilização de materiais utilizados no Hospital. A modernização do espaço também incluiu obras para melhorar o fluxo de trabalho e para possibilitar a instalação dos novos equipamentos. No local foram instalados duas termodesinfectoras, um gabinete de secagem e uma janela de passagem. Para operar os maquinários, durante toda a semana, a equipe da CME recebeu treinamento.

 

Anteriormente, a CME funcionava com apenas uma termodesinfectora que já apresentava desgaste, deterioração e estava com funcionamento parcial, não atendendo totalmente às atividades a que se destinava. Além disso, o equipamento era o único para atender a todos os tipos de materiais utilizados no Hospital e que possuem diferentes níveis de processamento, o que acarretava em demora no atendimento das demandas. O antigo equipamento foi substituído por duas termodesinfectoras, sendo uma de barreira, com osmose reserva, e a segunda de descarga, para limpeza de recipientes e utensílios que contenham dejetos humanos.

 

Outra vantagem da modernização, é a instalação de um gabinete de secagem e seladora de grau cirúrgico. O HU-Furg não possuía esse equipamento, o que dificultava as atividades e a eficácia dos processos de lavagem, limpeza, secagem, desinfecção e selagem dos materiais para retorno às unidades. Os processos eram realizados manualmente, necessitando um tempo maior de processamento para posterior retorno a área assistencial.

 

Também, foi instalada a Janela de Passagem (Pass through), que é um equipamento para transferência de materiais da área suja para a limpa, com intertravamento de portas, evitando que sejam abertas ao mesmo tempo e que ocorra a circulação do ar e de microrganismos entre os ambientes. O equipamento possui iluminação com lâmpadas UV, que realiza a foto-oxidação de matéria orgânica inativando eventuais microrganismos.

 

 Equipamentos:

Termodesinfectora de descarga

 

Equipamento para limpeza e desinfecção automática de recipientes e utensílios reutilizáveis (co­madres, papagaios e cubas rim), contendo dejetos humanos (fluídos corpóreos e excreções - urina, fezes, pus, vômitos, muco e sangue), removendo, as­sim, a carga orgânica. O equipamento tem rápido processamento assegurado por rotinas de controle implementadas por software, instrumentação de precisão e bomba pressurizadora de alto rendimento.

 

Termodesinfectora de barreira

 

Equipamento é destinado à lavagem, enxágue, desinfecção térmica e secagem automática de instrumentais, utensílios, vidrarias de laboratórios, tubos e acessórios para anestesia e ventilação. O aparelho tem custo operacional reduzido, pois trabalha com menor volume de água por ciclo e sistema de dosagem de detergente inteligente, reduzindo o desperdício.

 

Gabinete de secagem

 

Equipamento indicado para uso pós-lavagem de tubos, mangueiras, instrumentos metálicos, vidros, borrachas, entre outros. É dotado de sistema de secagem de alta vazão, filtro absoluto tipo HEPA e controle eletrônico de temperatura e tempo, além de ser o complemento para a lavadora termodesinfectora, proporcionando desempenho e rapidez no processo de secagem.

 

Janela de Passagem

 

Equipamento para transferência de materiais entre ambientes, sem que haja interferência no grau de limpeza e no difer­encial de pressão existente entre as áreas limpa e suja. Ele funciona como uma barreira sanitária, contando com duas portas translucidas, com sistema de intertravamento que impede a abertura simultânea de ambos os lados. Além disso, possui alarme visual para indicação de porta aberta. O equipamento tem consumo reduzido de energia e operação com baixo nível de ruído e sem irradiação de calor para os am­bientes.

 

 

 

Unidade de Comunicação Social do HU-Furg/Ebserh

 

 

 

COMENTÁRIOS