Formatura da BM reforça segurança da população gaúcha com mais 436 novos soldados
24/09/2022 13:39 em Variadas

A Brigada Militar realizou a formatura de 436 novos soldados, em eventos que ocorreram simultaneamente, nesta sexta-feira (23/9), em Porto Alegre, Santa Maria, Osório, Montenegro, Santa Rosa e Rio Pardo. Os novos policiais militares, que concluíram o Curso Básico de Formação Policial Militar (CBFPM), vão atuar em diversos municípios do RS já nas próximas semanas.

Ao todo, são 352 homens e 84 mulheres que estarão nas ruas reforçando a segurança da população gaúcha. Entre os formandos, 40 soldados são naturais de outros estados, como Paraná, Santa Catarina, Distrito Federal e Rio de Janeiro.

O curso, que se iniciou em 13 de janeiro, contou com 1.730 horas-aula realizadas nas modalidades de ensino à distância e presencial. Foram trabalhadas disciplinas como Uso da Força e da Arma de Fogo, Direito Penal, Ética e Cidadania, Relações Humanas, Suporte Básico da Vida em Urgências e Emergências, Medidas Preliminares em Local de Crise, Mediação de Conflitos e Estágio Supervisionado, entre outras.

Durante a formatura, os novos soldados receberam a cobertura branca e as divisas, indicação de que estão prontos e capacitados na missão de polícia ostensiva em sua plenitude.

20220923100821 1Q6A3413
Governador Ranolfo participou da cerimônia ocorrida na capital - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

O governador Ranolfo Vieira Júnior participou da cerimônia ocorrida na capital, onde 129 soldados concluíram a formação. Ranolfo entregou uma medalha para o aluno 1º colocado das turmas, o soldado Wilson de Lima Jardim. “Tivemos mais de oito mil servidores admitidos nas forças de segurança pública do RS recentemente. Esses novos soldados da Brigada Militar se somam a eles, e aos que já atuam há mais tempo, com a nobre missão de proteger a sociedade, de salvar vidas. Tenho convicção de que este caminho, de qualificar as nossas instituições, vai colaborar para que sigamos na busca pela redução da criminalidade do Estado”, disse.

O paraninfo da turma formada na capital foi o comandante-geral da BM, Cláudio dos Santos Feoli. “A BM é uma instituição que orgulha os gaúchos e que presta um serviço público de qualidade para a nossa segurança. Estes novos soldados representam também um ciclo de renovação institucional, sempre com o objetivo de ser o escudo da sociedade”, afirmou.

O secretário de Segurança Pública do Estado, Vanius Cesar Santarosa, que é coronel da reserva da BM, comentou sobre a presença que a corporação tem nas cidades gaúchas. “Em poucos dias, eles estarão à frente de diversas comunidades, sendo, em muitos casos, a face mais visível do Estado. Por isso, ressaltei a eles a importância de atender bem as pessoas”, disse.

Número de formados por região:

• Escolas de Formação e Especialização de Soldados de Porto Alegre - 129 soldados

• Escola de Formação e Especialização de Soldados de Montenegro - 110 soldados

• Escola de Formação e Especialização de Soldados de Osório - 100 soldados

• Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos de Santa Maria - 46 soldados

• Polo Rio Pardo - 26 soldados

• Polo Santa Rosa - 25 soldados

Secom - GOV RS

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!