Debora Pereira Laurino é a professora homenageada da 21ª MPU da FURG
26/09/2022 13:26 em Variadas

Retomando a presencialidade integral das atividades na FURG após dois anos de distanciamento social e trabalho remoto, a 21ª edição da Mostra da Produção Universitária (MPU) volta a pensar a ocupação dos espaços físicos da universidade para o já tradicional evento. Neste momento, o tema destacado é o ensino, principalmente motivado pela maneira como a atividade educacional foi repensada e ressignificada durante o momento pandêmico. Para celebrar esta escolha, na manhã desta quinta-feira, 22, o reitor Danilo Giroldo e o vice-reitor Renato Duro Dias realizaram o convite à professora Debora Pereira Laurino para ser a homenageada do ano.

ambém estiveram presentes durante o convite a pró-reitora de Graduação, Sibele Martins, o diretor pedagógico, Daniel da Silva Silveira, representando a comissão da MPU; e a coordenadora pedagógica, Lilian da Silva Ney. O tema desta edição é voltado para o ensino, campo para o qual a professora Debora Laurino dedicou sua trajetória de 29 anos na docência, reverberando marcas, também, na história da FURG.

 

O convite

De acordo com o reitor, a escolha da homenageada deste ano sintetiza a essência da Mostra, voltada ao empenho e ao pioneirismo no ensino superior nacional. “Estamos muito felizes em homenagear na MPU deste ano a professora Débora Laurino, uma referência para o ensino em nossa universidade. Para além de sua experiência como docente nos cursos de graduação e de pós-graduação, a professora Débora sempre construiu espaços de diálogo e trabalho colaborativo, seja com as escolas da educação básica de nosso município, com o reconhecido Projeto Escuna, em parceria com a Prefeitura do Rio Grande, seja como pioneira na educação a distância da FURG, através da Universidade Aberta do Brasil, desenvolvendo inúmeras ações importantes para a promoção da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”, destacou Giroldo.

Para a professora homenageada, o convite a fez pensar no significado da MPU. “Este é um momento em que a universidade reflete sobre si, sua produção, suas atividades e suas escolhas nas diferentes áreas do conhecimento. Eu já tinha me identificado com o tema deste ano, e, portanto, é uma honra receber este convite, ele reafirma minha escolha profissional”, explicou Débora.

“Sou uma entusiasta da escola pública em todos os níveis, e busco exercer a docência com entusiasmo e amor. Saber que esse convite é fruto do meu envolvimento com o ensino me deixou lisonjeada. Tenho um carinho especial com a FURG, ela faz parte de uma história pessoal e profissional”, reforçou a docente.

Sobre a homenageada

Debora Laurino ingressou na FURG em 1993 como professora, ano em que passou a ministrar aulas de Computação e Métodos Numéricos para os Cursos de Engenharia Civil, Mecânica e Computação, Oceanografia e Licenciatura em Matemática. A docente possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela própria universidade, além de mestrado em Ciências da Computação e doutorado em Informática na Educação, ambos concedidos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Atualmente Debora é professora titular da FURG, onde atua como docente e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC). Em conjunto, a homenageada desenvolve pesquisas na área de Educação, com ênfase em Tecnologias Educacionais, Informática na Educação, Educação a Distância e Educação em Ciências; além de atuar na formação de professores, no desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem e de metodologias educacionais, liderando, ainda, o Grupo de Pesquisa Educação a Distância (EaD-TEC).

Aliando ensino, pesquisa e extensão, em 2001, Débora formou o projeto “Escola-Comunidade-Universidade: buscando metodologias educativas, interativas e interconectivas em uma visão sistêmica”, popularmente chamado de Escuna. Esta foi uma ação desenhada para as escolas municipais que, além de permitir atuar em distintos domínios - e que instigou a encontrar congruências de ações nos domínios da escola, da comunidade e da universidade. O Projeto possibilitou, também, adensar a rede de conversação no grupo de pesquisa, criar cursos, orientar trabalhos, gestar verbas compartilhadas, participar de outras redes de conversação como as da escola e a da Secretaria Municipal de Educação (SMED).

Em 2007, a homenageada contribuiu para a implantação da Secretaria de Educação a Distância na FURG, a Sead, assumindo como a primeira secretaria desta unidade administrativa. Participou nos anos de 2009 e 2010, com os demais professores que desenvolviam suas atividades junto ao Centro de Educação Ambiental Ciências e Matemática (Ceamecim), ao PPGEC e à Sead, do debate acerca da proposta curricular para a constituição do Curso de Licenciatura em Ciências na modalidade a distância. Os pressupostos teóricos e metodológicos dos grupos e a experiência dos mesmos com a formação de professores subsidiaram uma proposta curricular diferenciada a qual sinalizou que a docência fosse cooperativa e integrasse em uma interdisciplina, implicando na intervenção, acompanhamento e avaliação conjunta dos professores.

Atualmente, a professora Débora continua atuando no ensino de graduação e de pós-graduação e mantém várias ações no campo do ensino, da pesquisa e da extensão no âmbito do Ceamecim/Imef da FURG.

Assessoria - FURG

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!