Previsto para o mês de novembro, o primeiro Centro de Referência em Atendimento Infantojuvenil (CRAI) será instalado no Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A instalação foi possibilitada pela parceria com a Secretaria de Município da Saúde (SMS), Secretaria Estadual da Saúde (SES) e a Secretaria de Segurança Pública do RS, por meio do Instituto-Geral de Perícias (IGP) e da Polícia Civil.
O serviço atua em casos de suspeita ou confirmação de abuso sexual na faixa etária de zero a 18 anos, independente do sexo. Fornece acompanhamento integral, desde o registro da ocorrência policial, preparação para a perícia médica, notificação ao conselho tutelar e avaliação clínica, até o encaminhamento para tratamento terapêutico na rede de saúde do município de origem da vítima.
De acordo com a secretária da Saúde, Zelionara Branco, a implantação do CRAI em Rio Grande será importante não só para Rio Grande, mas também para as demais cidades da região. “A unidade, será referência no atendimento para crianças e adolescentes não só de Rio Grande, mas também de São José do Norte, Santa Vitória do Palmar, Pedro Osório e outros municípios da zona sul. Vamos ofertar um serviço de qualidade aos pacientes, sempre buscando minimizar os danos causados pelo trauma sofrido”, ressalta.
O espaço oferecerá serviços através de uma equipe multiprofissional, incluindo ginecologista, pediatra, psicólogo, assistente social e enfermeiros. Além disso, um representante da Polícia Civil e do IGP farão atendimento no local, conversando com as vítimas e realizando os exames periciais, ambos necessários para as investigações. Tudo isso será oferecido em um ambiente acolhedor que contará com brinquedos e objetos lúdicos, visando um atendimento humanizado a fim de facilitar a comunicação dos profissionais com as vítimas.
Assessoria --- PMRG