Na semana passada a cidade do Rio Grande recebeu a visita de membros da Agência de Desenvolvimento Francês (AFD). Durante a visita o grupo conheceu áreas do município que poderiam receber melhorias através de práticas sustentáveis, um dos principais pilares da agência. A AFD é responsável por auxiliar, através de boas práticas, municípios na França e na América do Sul, como em Bogotá, Medelín, Baixada Santista e Teresina.
Na cidade, os franceses visitaram a Ilha da Torotama, o Museu Oceanográfico, o Porto, a Universidade Federal do Rio Grande e o Parque Tecnológico Oceantec. “Nós levamos o grupo para conhecer a Ilha da Torotama, tratamos sobre a erosão que a ilha vem sofrendo e como isso tem afetado a população que reside no local. Essa visita vai ao encontro de um dos pilares do grupo, que é a sustentabilidade e o cuidado com o meio-ambiente. A visita é importante para mostrarmos que na cidade há uma sinergia das empresas e da prefeitura na busca pela inovação” explicou o assessor da prefeitura, Guilherme Estima.
Outra área tratada foi a mobilidade. Na Furg o grupo conheceu o Plano de Mobilidade da cidade, que está sendo desenvolvido através de um convênio entre a universidade e a prefeitura. “Seguindo na linha da inovação aplicada a mobilidade, nós debatemos ideias interessantes como paradas de ônibus sustentáveis, estações de transbordo sustentáveis e maneiras de melhorar o fluxo do transporte coletivo” disse Estima.
O grupo que veio a Rio Grande foi composto pela Diretora Regional para o Brasil e Argentina, Laetitia Dufay, a Gerente de Projetos, Isabela Maia, e a Especialista em Transporte e Mobilidade, Suzanne Spooner.
Agência EBC