A Prefeitura do Rio Grande, por meio da Secretaria de Educação (SMED), iniciou o período de rematrícula para o ano letivo de 2023 nesta quinta-feira (20), até o dia 04 de novembro. O procedimento é necessário para todos os alunos que estejam regularmente matriculados nas escolas municipais, sendo necessário comparecer na escola matriculada, no horário regular de funcionamento da mesma.
A superintendente pedagógica da Educação, Patricia Ramos, ressalta a relevância desse processo de rematrícula para os alunos e para as escolas. “Processo que sempre ocorre antes do início de cada ano letivo é de extrema importância, pois confirma a continuidade dos estudos e garante a vaga do estudante na turma, além de permitir melhor organização da escola quanto ao número de turmas ofertadas e quantitativo de professores necessários. E também serve como uma forma de atualização de dados cadastrais das famílias”, diz Patrícia.
A rematrícula gratuita deverá ser feita pelos pais e/ou responsáveis, quando o aluno for menor de 18 anos. Os maiores de 18 anos podem solicitar por conta própria. Em ambos os casos, a rematrícula deverá ser feita na atual escola, em seu horário regular de funcionamento.
DOCUMENTOS
A rematrícula serve para a atualização dos dados cadastrais do aluno, como, por exemplo, endereço e telefone. Dessa forma, para efetivar a matrícula do aluno, é recomendado apresentar os seguintes documentos: a certidão de nascimento ou carteira de identidade do aluno, comprovante de residência atualizada (conta de água, luz…), número de telefone e outras informações básicas.
Nos próximos dias será divulgado maiores informações sobre o processo de inscrição de alunos novos na rede de ensino municipal, e como funcionará as etapas de matrícula para esses estudantes.
Assessoria - PMRG