O prefeito Fábio Branco assinou nesta sexta-feira (21) a escritura de compra da antiga Escola Criança Feliz, no bairro Getúlio Vargas (BGV), que será transformada em uma Unidade Básica de Saúde do município até o final deste ano. O imóvel foi adquirido pelo valor de R$ 900 mil (novecentos mil reais). “O objetivo da Prefeitura é qualificar o atendimento em Saúde na região do BGV que está dividido em duas unidades, BGV I e II”, disse o chefe-executivo.
Conforme explicou a secretária da pasta, Zelionara Branco, a parte antiga da escola será utilizada para acomodar a unidade de Saúde do BGV II, que hoje encontra-se numa estrutura de containers, e a parte nova, onde funcionava o berçário e o atendimento das séries iniciais, será transformada em um Centro de Estimulação Precoce”.
O Centro é a novidade nessa nova estrutura de Saúde no município. A previsão da Secretaria é instalar esse novo serviço a partir do primeiro trimestre de 2023. A proposta é atender crianças de zero a três anos, como por exemplo, as que tenham Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras que requeiram estimulação precoce para o seu desenvolvimento, como nos casos de paralisia cerebral, má formação ou algum tipo de síndrome.
O funcionamento dessa nova unidade de Saúde deve ocorrer até o final deste ano. Porém, Zelionara cita que, como era uma escola, o espaço vai depender de algumas adequações. “Todo o processo de compra de material e equipamentos já está em andamento, mas será necessária a colocação de pias em todos os consultórios e divisórias adequadas em todas as sala”, esclarece.
Sobre os profissionais que atenderão na unidade, a secretária esclarece que as equipes que estão na unidade do BGV 2 serão transferidas para o novo local. Em relação aos profissionais que atenderão no Centro de Estimulação Precoce, a Secretaria está na etapa de contratação e adequação dos recursos humanos, sendo que para uma parte do atendimento haverá necessidade de contratação de serviços.
Assessoria - PMRG