Programa Famílias Fortes é inaugurado em Rio Grande
Variadas
Publicado em 23/10/2022

A Prefeitura do Rio Grande, por meio da Secretaria Cidadania e Assistência Social (SMCAS) inaugurou o “Programa Famílias Fortes”, nesta sexta-feira (21), no CRAS Drª Lúcia Nader, no bairro Profilurb I. O projeto atenderá neste primeiro momento sete famílias, com o intuito de gerar o bem-estar dos integrantes a partir do fortalecimento de seus vínculos e do desenvolvimento de habilidades parentais e sociais. O lançamento contou com a presença do prefeito Fabio Branco, do promotor de justiça, Rudimar Soares, e do secretário da cidadania, Evandro Silveira.

 

O projeto visa ensinar pais e filhos a desenvolverem maneiras eficazes de comunicação e relacionamento, ajudar os pais a disciplinar e orientar seus filhos de forma eficaz, auxiliar os filhos sobre como compreender e valorizar seus pais e oferecer uma expectativa de futuro para os jovens. Dessa forma, a ação é voltada para as famílias com crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos.

 

O secretário de Cidadania e Assistência Social, Evandro Silveira, comenta a relevância do projeto para as famílias contempladas. “A ideia central do programa é ajudar famílias, principalmente as que possuem filhos na idade entre 10 a 14 anos, pois entendemos que as crianças nessas faixas etárias são as mais vulneráveis na questão da evasão escolar, conflitos familiares e trabalho infantil. Com isso, o projeto visa fortalecer os vínculos famílias, cuidando dessa família, tanto a segurança alimentar quanto nos acompanhamentos de educação e saúde”, diz Evandro.

 

O prefeito, Fábio Branco, destaca a importância do Programa Famílias Fortes para a comunidade e ressalta o objetivo do projeto. “Iremos monitorar esse projeto piloto de perto, pois ele já possui uma experiência e metodologia aplicada, com isso facilita para que nós obtermos os melhores resultados. A partir desse contexto queremos implantar em outras regiões do município, pois esse programa vem ao encontro com aquilo que desejamos para Rio Grande: o fortalecimento das famílias. Dessa forma, poderemos cuidar dessas famílias e, consequentemente estaremos cuidando do nosso futuro que são as crianças”, ressalta Fábio.

 

Como funcionará o projeto

 

Serão sete encontros semanais com 2h30min de duração. Nas atividades, pais e filhos se reunirão separadamente na primeira hora, e juntos no segundo momento. Durante o intervalo entre os encontros, um lanche deve ser oferecido para integrar as famílias.

A riograndina, Cristiane Marques, compartilhou qual é sua expectativa para esses encontros. “Espero muitas coisas boas desse projeto, principalmente melhorias na comunicação com a minha filha de 13 anos, apesar de ela ser calma e tranquila espero melhorar nosso diálogo”, comenta Cristiane

Assessoria - PMRG

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!