Para debaber temas da Assistência Farmacêutica no Sistema Único de Saúde (SUS), como por exemplo, medicamentos de distribuição gratuita, participação do farmacêutico nas politicas públicas de Saúde e judicialização de medicamentos, representantes do Conselho Regional de Farmácia (CRF/RS) estiveram em reunião na Secretaria da Saúde do Rio Grande (SMS), quarta-feira (26). O encontro foi promovido pela equipe de profissionais da área farmacêutica da Secretaria.
Conforme a secretária-adjunta da SMS, Fernanda Lourenço, entre os resultados esperados, a gestão da Secretaria espera dar início à elaboração do Plano Municipal de Assistência Farmáceutica. “A elaboração desse plano é de suma importância para a rede de Saúde como um todo”, afirmou.
Os representantes do CRF/RS, Zelma Padilha (secretária geral) e Everton Borges (assessor de relaçôes institucionais), participantes na reunião, se mostraram satisfeitos com a iniciativa do município e confirmaram apoio para divulgação desse processo.
O Plano Municipal é um modelo de Assistência Farmacêutica a ser criado por meio de um grupo técnico multidisciplinar de profissionais da Secretaria. De acordo com a adjunta da SMS, ainda não há data definitiva para sua implantação, mas estima-se que em 2023 isso ocorra. Essa foi a segunda reunião sobre o assunto realizada pela Secretaria.
Assessoria - PMRG