Diversas atividades culturais estão programadas para a Noite do Centro Histórico, marcada para a próxima quarta-feira (09). A programação prevê a abertura de museus, apresentações musicais, gastronomia, passeios de escuna, entre outras atividades. Todas as atrações estão marcadas para iniciar às 18h e terminar à meia-noite.
O evento tem como objetivo reconhecer as raízes históricas do município, valorizar artistas rio-grandinos, assim como a culinária local, que estará disponível nas dependências do Mercado Público. Para quem optar por uma refeição no Mercado, o local estará aberto no mesmo horário do evento, das 18h à meia-noite.
Noite do Centro Histórico
No primeiro momento do evento, com início a partir das 18h, ocorrerá a reinauguração do Largo Barbosa Coelho, em conjunto com a entrega de diplomas para os alunos do projeto “Jovens Educadores Patrimoniais”, cujo objetivo é promover e divulgar o patrimônio histórico e a cultura do município entre os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas.
Próximo ao Mercado Público, o passeio de escuna estará à disposição dos visitantes para realizar um passeio noturno, com a oportunidade de ver a cidade iluminada a partir das águas. A escuna terá o valor de 25,00 reais por pessoa.
Os museus ao redor da Praça Xavier estarão abertos até a meia-noite para visitação. Entre eles, estão a Biblioteca Rio-grandense, o Museu da Cidade do Rio Grande, Museu Oceanográfico e a Fototeca Municipal. Além disso, as atrações musicais serão divulgadas em breve.
Passeio no Lanchão Seival]
O Lanchão Seival, que é uma réplica do barco que o Giuseppe Garibaldi construiu para ir até Laguna, na época da Revolução Farroupilha, estará aberto para visitação atracado atrás do Mercado Público, no período de 4 a 9 de novembro.
O projeto tem o objetivo de promover estudos, discussões e debates acerca da história gaúcha, construir e reconstruir conhecimentos referente ao Movimento do Farrapo, desenvolver turismo, propiciar educação, cultura e lazer às comunidades por onde passar.
As visitações são gratuitas e duram em média 20 minutos, podendo ser realizadas nos dois turnos, por grupos de vinte pessoas. As escolas, entidades, organizações e grupos que tiverem interesse podem entrar em contato diretamente com a Secretaria de Município de Inovação, Desenvolvimento e Turismo (SMDIT), através do telefone (53)9931-0991 para agendamento.
Para as famílias que estiverem aproveitando esses dias e o final de semana no centro histórico, não é necessário agendamento. Será realizado por ordem de chegada.
Assessoria - PMRG