Quem passar pelo canalete da Avenida Salgado Filho verá que o trecho próximo à rua Benjamin Constant ganhou mais vida. Isso, graças ao trabalho dos alunos do Curso “Do grafite ao muralismo”, parceria do Senac com a Prefeitura.
Ao todo, oito alunos participaram do curso ministrado pelo artista riograndino Gui Gerundo. O objetivo do curso é transformar as vidas de menores infratores, proporcionando a eles a oportunidade de aprender uma nova profissão.
E o objetivo pode ser considerado como alcançado, a partir do depoimento de Thiago Rodrigues, de 16 anos, que falou sobre a importância do curso. “Desde que entrei no curso aprendi muito, tive contato com coisas que eu não conhecia, como as técnicas de desenho e pintura”.
Quando questionado se recomendaria um curso como esse para alguém, Thiago não demorou muito para responder que sim. “Eu indicaria, como já disse eu aprendi muito, mas mais do que isso o curso é uma forma de distrair a mente enquanto se aprende”.
Para o professor Gui Gerundo, o curso é uma ferramenta valiosa na vida desses jovens. “Como diz o nome do curso, nós focamos no muralismo, nos objetos, e dar um local tão importante da cidade, como o canalete da Salgado Filho, para eles desenvolverem o que aprenderam, é algo motivador para todos nós.”
Doação de moletons
No mês de junho, a Primeira-Dama, Lu Compiani Branco, foi até o Senac, local onde os alunos realizaram as aulas teóricas, para entregar moletons brancos para a turma. As peças que faziam parte de uma carga apreendida pela Receita Federal ganharam um novo destino, as mãos artísticas dos alunos.
Os jovens personalizaram os moletons usando sua criatividade e liberdade artística. Muitos optaram por colocar elementos que identificassem os seus bairros, além de números, que são utilizados por eles quando jogam futebol.
O curso está em sua reta final e deve ser finalizado na próxima semana, com a entrega de certificados aos alunos.
Assesssoria - PMRG