Em cerimônia realizada na tarde do dia (29), no Salão Nobre da Prefeitura do Rio Grande, os alunos da Rede Municipal de Ensino receberam o certificado de conclusão do Projeto Jovens Educadores Patrimoniais (JEP). A iniciativa é uma realização da Prefeitura do Rio Grande, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SCEL) e Secretaria de Município da Educação (SMEd).
Durante a solenidade de diplomação, estiveram presentes o prefeito do Rio Grande, Fábio Branco; o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Luis Henrique Drevnovicz; a primeira-dama e secretária de Desenvolvimento, Inovação e Turismo, Luciane Compiani Branco; o secretário de Educação, Henrique Bernardelli; a secretária-adjunta de Educação, Cecília Schmutz; a superintendente de Educação, Patrícia Ramos; o coordenador do JEP, professor Érico Costa; além de autoridades municipais, professores, diretores e familiares dos alunos das escolas municipais participantes do projeto.
Projeto Jovens Educadores Patrimoniais
O projeto “Jovens Educadores Patrimoniais” foi desenvolvido no segundo semestre deste ano cujo principal objetivo era resgatar a memória patrimonial da cidade do Rio Grande junto à participação dos alunos da Rede Municipal de Ensino, que tiveram a oportunidade de conhecer a herança imaterial do Município, além dos prédios históricos que constituem a identidade cultural local.
Através de exposições teóricas, visitas mediadas e atividades pedagógicas com registros escritos, os estudantes conheceram os principais espaços patrimoniais do centro histórico, entre eles: Catedral de São Pedro, Capela de São Francisco, antigo Quartel-General, prêmio da Alfândega, Biblioteca Rio-Grandense, Praça Tamandaré e Praça Xavier Ferreira.
Participaram do projeto, os estudantes do oitavo ano das escolas municipais: Admar Corrêa, Helena Small, Viriato Corrêa, Cipriano Porto Alegre, Clemente Pinto, França Pinto e Sant’Ana.
Assessoria -- PMRG