A regularização fundiária já começou no Bairro Hidráulica. Em evento do CRAS Hidráulica, na noite dessa quarta-feira (7), outras 20 famílias assinaram o contrato para início do processo e se juntam aos outros 100 lotes que já estão em andamento. Ao todo, são 300 lotes a serem regularizados nessa região.
Para a execução, os moradores contrataram a empresa Imóvel Legal, que será responsável pelo levantamento topográfico, pelo trabalho técnico social e pelo regime urbanístico, em modelo semelhante ao já praticado em regiões como da Vila Bernardeth, Vila Mangueira e Quinta. Após finalizados, os documentos serão enviados para a Prefeitura para avaliação e encaminhamento ao cartório.
O ato de ontem contou com a participação do prefeito Fábio Branco, que comemorou o início dessa etapa. “Fico muito feliz por estarmos aqui na Hidráulica para a assinatura dos contratos desse projeto que era um anseio dessa comunidade. A partir do trabalho da nossa secretaria, hoje são mais de 100 contratos assinados, o que para a administração pública é muito importante. O objetivo é entregarmos os títulos de propriedade, para que as pessoas tenham a garantia do seu futuro. Elas vão poder melhorar sua casa, vender se quiserem, pegar um financiamento para melhorias, mas o principal é dar tranquilidade para as famílias. Então parabéns a toda equipe e a todos que estão aceitando o desafio da regularização fundiária em Rio Grande”, afirma.
De acordo com o superintendente de Habitação e Regularização Fundiária, Leonardo Bozzeti, trata-se de um processo muito importante e esperado há mais de 20 anos pelas famílias da localidade. “São pessoas que anseiam a muito tempo pela titularidade dos seus lotes, então estamos muito felizes por participar desse processo. Estaremos junto com a comunidade, acompanhando todos os trâmites para que mais um núcleo informal seja regularizado e as famílias se tornem donas dos seus terrenos”, diz.
Trabalhos em conclusão
Bozzetti também destaca que, ainda neste mês, deve ser iniciada a entrega das escrituras referentes a regularização de duas regiões, que juntas totalizam 1710 lotes. São 780 contratos da Profilurb e 930 na Barra Velha, processos que já estão no cartório e, nos próximos dias, será agendado ato de entrega dos títulos de propriedade dos lotes para as famílias.
Assessoria -- PMRG