Capsi Serelepe comemora 13 anos com festa de Papai Noel
Variadas
Publicado em 17/12/2022

Com a chegada do período de festas de final de ano, várias atividades têm sido programadas pela administração pública. Uma delas ocorreu na quarta-feira (14), no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil, o Capsi Serelepe, localizado no bairro Cidade Nova em Rio Grande.

Crianças e adolescentes que frequentam o Capsi, bem como seus responsáveis e profissionais que atendem na instituição comemoraram não só a chegada do Papai e da Mamãe Noel, mas o 13º aniversário do dispositivo de referência no acompanhamento em saúde mental do município.

Cerca de 90 crianças e adolescentes das quase 200 atendidas no Centro participaram da atividade. Das mãos do Papai e da Mamãe Noel elas receberam brinquedos. Durante a festa, elas desfrutaram, ainda, de atividades lúdicas e recreativas como oficina de dança, ginástica, zumba, além de brincadeiras em brinquedos infláveis e cama elástica com apoio do Programa Primeira Infância Melhor (PIM). Os adultos responsáveis por elas foram contemplados com brindes sorteados no evento.

Conforme a coordenadora do Capsi, psicóloga Jessica Rodrigues, toda a programação envolvendo a equipe técnica, jovens e familiares ocorreu em clima de festa em que a valorização dos laços comunitários e a oportunidade de vivências como o Natal e o aniversário do Centro são alicerces que fomentam a superação dos transtornos mentais graves e moderados emergidos desde a infância e a adolescência.

O QUE É O CAPSI

É um dispositivo de referência em saúde mental do SUS aberto a toda a comunidade que atua na lógica do atendimento multiprofissional para crianças e adolescentes até 18 anos incompletos. A partir do acolhimento inicial, em caráter de portas abertas, independente de encaminhamento ou indicação da rede pública de serviços, essas pessoas são atendidas. São recebidos as que tem casos de transtorno mental associado ao humor, vulnerabilidade social e fragilidades psíquicas e escolares que remetam à fragilização do desenvolvimento normal esperado para a idade.

Através do Plano Terapêutico Singular para cada usuário atendido podem ser ofertados os serviços de psiquiatria, psicologia, psicopedagogo, assistente social, enfermagem, técnico de enfermagem, arteterapia, fisioterapia, fonoaudiólogo, educador social, com suporte da equipe administrativa formada pela coordenação, recepcionista, burocrata e equipe de serviços de cozinheira, segurança e auxiliar de limpeza.

De acordo com a equipe do Capsi, esse Centro faz valer os princípios que norteiam o protagonismo dos usuários do SUS, criando oportunidades e estratégias de reabilitação psicossocial em que a cultura, a convivência e o sentimento de pertencer à comunidade, à família, e ao serviço especializado são pactuados como na tradição das comemorações e festejos natalinos e do próprio aniversário do Capsi.

Assessoria -- PMRG

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!