De acordo com o coordenador da Operação Desmanche, Major Jeferson Eroni, a operação conjunta irá dar o apoio as forças de segurança locais. “A Operação Desmanche está no litoral e visa fazer a fiscalização de depósitos irregulares de veículos em situação de furto ou roubo, além dos locais com desmanche de peças de veículos. Neste período do ano, a população gaúcha na sua totalidade se desloca para o litoral e o objetivo é prestar este apoio durante o veraneio”, destaca.
A Força-Tarefa dos Desmanches é um trabalho coordenado pela SSP em conjunto com Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto-Geral de Perícias, DetranRS e Corpo de Bombeiros Militar, CEEE Equatorial, além da empresa Gerdau, parceira no recolhimento da sucata. Criada em 2016, a Operação Desmanche é uma política pública que coíbe a venda de peças sem origem e fecha estabelecimentos irregulares, além de reduzir roubos, furtos e receptações.
Nesses seis anos, já foram visitados 60 municípios, realizadas 81 prisões,156 desmanches interditados e mais de 8.105 mil toneladas de sucata apreendidas sem procedência confirmada. As peças apreendidas vão para a Gerdau, que, a partir de uma parceria, as transforma em material de trabalho e dá um novo destino para os objetos por meio de reciclagem.
Confira os 61 municípios visitados:
Aceguá, Almirante Tamandaré, Alvorada, Arroio Dos Ratos, Balneário Albatroz, Cachoeirinha, Camaquã, Candelária, Canela, Canoas, Capão Da Canoa, Capão Do Leão, Capela Santana, Carlos Barbosa, Caxias Do Sul, Dom Pedrito, Eldorado Do Sul, Erechim, Estância Velha, Esteio, Estrela, Gravataí, Guaíba, Ijuí, Imbé, Montenegro, Nova Prata, Novo Hamburgo, Osório, Pântano Grande, Parobé, Passa Sete, Passo Fundo, Passo Sobrado, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Rio Pardo, Santa Cruz, Santa Maria, Santana Do Livramento, Santo Ângelo, São Jerônimo, São Leopoldo, São Sebastião Do Caí, São Sepé, Sapiranga, Sarandi, Soledade, Tapejara, Taquari, Terra De Areia, Torres, Tramandaí, Vera Cruz, Viamão.
DETRAN RS