A Secretaria da Causa Animal (SMCA) recebeu um novo veículo castramóvel. A intenção é que a Unidade 2 amplie o ainda mais o sistema de castração massiva que vem sendo implantado em Rio Grande, principalmente nas zonas rurais. O veículo aguarda a liberação das licenças do CRMV-RS para iniciar as atividades.
O veículo, do tipo furgão, foi custeado com recursos de emenda parlamentar encaminhada pela então vereadora, hoje secretária da Causa Animal, Laurinha Fagundes, através do deputado federal Giovani Feltes (MDB), EM 2021.
Com esse reforço, a secretaria busca ampliar o serviço à comunidade, e melhorar a qualidade da entrega dessa política pública de esterilização no controle populacional humanitário de animais domésticos. Principalmente, nas demandas no interior do município, pois além de moderno, o novo Castramóvel ganhará em agilidade, porque não precisará ser rebocado como o atual.
“O Castramóvel unidade 2 vai conseguir atender uma demanda enorme que nós temos no interior, porque o castramóvel unidade 1 não pode parar de trabalhar nenhum dia. Nós já castramos mais de 2 mil animais nesse ano. A ideia do novo veículo é cumprir, no interior do município, o papel da Prefeitura no controle populacional de animais. Ele é muito importante para nós, porque é uma conquista da nossa cidade, sendo um momento importante para a nossa causa”, diz Laurinha.
O veículo conta com as adaptações necessárias para a execução das castrações, como comando elétrico, iluminação interna e externa, climatização de ambiente e tecnologia de descontaminação ativa do ar contra microrganismos.
O prefeito, Fábio Branco, comenta sobre a relevância dessa nova aquisição para a comunidade. “O novo veículo é muito importante para que possamos ampliar a oferta desse atendimento que é tão importante para a comunidade, pois ele auxilia aquelas pessoas que não possuem condições de fazer o tratamento nos seus animais. Então, esse será o grande diferencial, porque entendemos que esse veículo irá qualificar o atendimento e ampliar ainda mais a oferta de castrações”, diz Fábio.
Ocorrerá nas próximas semanas o processo burocrático de liberação do Conselho Regional de Medicina Veterinária A expectativa é que em 90 dias o Castramóvel Unidade 2 já possa estar atendendo.
Assessoria de Comunicação -- PMRG