Um grande projeto para estimular o turismo e valorizar um dos mais importantes pontos de Rio Grande deve, em breve, começar a tomar forma. Nesta segunda-feira (2), o Governo do RS anunciou a contratação da empresa vencedora do concurso Iconicidades para a elaboração do projeto executivo do Ecoparque Turístico Molhes da Barra
Como parte da proposta do programa Iconididades, o RS realizou um grande concurso público de arquitetura e o projeto do Estúdio 41 Arquitetura foi o vencedor para a formatação do projeto dos Molhes, com contrato de R$ 690.752,61, valor custeado totalmente pelo RS. Além de Rio Grande, também foram contempladas propostas de Cachoerinha, Pelotas, Santa Maria e São Leopoldo.
Internamente o Município já se movimenta para viabilizar a execução das obras. Segundo o prefeito Fábio Branco, o projeto deverá ser um dos contemplados com os mais de 400 milhões que serão investidos em Rio Grande por meio de um financiamento com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).
“Com o projeto pronto, nós poderemos após a assinatura do financiamento junto a Agência Nacional de Desenvolvimento Francês (FND), que deve acontecer no segundo semestre deste ano, dar início a construção desse que será um importante atrativo turístico para a cidade do Rio Grande”, diz.
O projeto
A ideia é transformar a área localizada nos arredores dos Molhes em um parque ecologicamente sustentável dotado de uma infraestrutura de recepção aos turistas capaz de possibilitar a integração total com a natureza, ao mesmo tempo que oferece conforto e segurança aos visitantes. “Tudo será pensado a partir do conceito de arquitetura sustentável, de um projeto sustentável, apto à exploração turística adequada naquele ambiente, que sabemos é muito sensível”, afirma o secretário de Meio Ambiente, Pedro Fruet.
A proposta prevê um complexo equipado com banheiros, área de gastronomia, passarelas de observação, espaços para educação ambiental e minimuseu. A proposta prevê, ainda, a integração com a prainha da Barra, que deverá ter sua orla revitalizada e receber um píer para atracação de embarcações de turismo náutico.
Avanço do programa
De acordo com o que foi divulgado pelo Estado, nesta terceira etapa do Iconicidades, as equipes contratadas desenvolvem os projetos executivos e complementares necessários à execução das intervenções. Uma vez concluídos e aprovados pelo Executivo estadual, os projetos completos serão repassados aos municípios via convênio. As prefeituras ficam responsáveis por executar as obras e implantar as iniciativas pretendidas para cada um dos locais.
A iniciativa, que pretende tornar as cidades gaúchas mais inovadoras, criativas e empreendedoras, realizou os certames de abrangência nacional com o objetivo de selecionar as melhores propostas de intervenção nos espaços apontados pelos municípios contemplados nesta primeira edição (Cachoeirinha, Pelotas, Rio Grande, Santa Maria e São Leopoldo).
Prefeitura Municipal de Rio Grande