Ouvidoria-Geral do Estado desenvolve projetos para aprimorar serviços ao cidadão
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Publicado em 16/03/2023

A Ouvidoria-Geral do Estado (OGE) implementa novos projetos para estimular a participação social e melhorar os serviços oferecidos pelo Executivo estadual ao cidadão. As iniciativas envolvem desde a divulgação dos canais de comunicação para a sociedade até visitas a escolas públicas. O órgão aproveita esta quinta-feira (16/3), Dia Nacional do Ouvidor, para destacar a importância e o papel da OGE.

Uma das novidades deste ano é o projeto Ouvidoria Cidadã, que investirá na divulgação dos canais de comunicação entre governo e coletividade, a fim de fomentar o controle público. Por meio desses canais, a população pode enviar solicitações, reclamações, elogios e sugestões de melhorias nos serviços públicos.

Os interessados também podem utilizar outros dois canais geridos pelo órgão: o SIC-LAI (Serviço de Informação ao Cidadão), que recebe pedidos relacionados à Lei de Acesso à Informação (LAI), e o Canal Denúncia, para a comunicação de atos possivelmente ilícitos cometidos por servidores públicos estaduais. Depois de recebida, começa a apuração para uma resposta final ao cidadão. No caso de denúncia contra a alta administração, esta é encaminhada para a Comissão de Ética Pública (CEP).

A OGE capta as demandas, encaminha aos órgãos competentes e propõe melhorias para a gestão pública. “Acreditamos que a conscientização sobre a importância do exercício da cidadania é uma das ferramentas essenciais para a apresentação de respostas efetivas e úteis às necessidades e demandas de interesse público”, afirma a ouvidora-geral do Estado, Viviane Migliavacca.

Em outra frente, o projeto Ouvidoria vai à Escola realizará ações na rede estadual de ensino, levando aos alunos informações para ampliar o seu entendimento sobre a estrutura dos Poderes, serviços públicos disponibilizados pelo Estado, competências de cada órgão e entidade e canais de comunicação com os cidadãos. Também abordará a importância da participação social para o desenvolvimento de políticas públicas que irão impactar diretamente na sua realidade. “Esses jovens poderão se tornar agentes de multiplicação das informações nos seus núcleos familiares”, destaca Viviane.

Ouvidora Geral do Estado Viviane Migliavacca
A advogada Viviane Migliavacca é a ouvidora-geral do Estado - Foto: Nabor Goulart/Casa Civil

Além disso, a OGE promoverá eventos de qualificação para os gestores de diversas pastas do Estado. Por meio de parcerias com a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), serão abordados, entre outros temas, casos práticos sobre questões vinculadas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

O primeiro evento será realizado em maio, voltado aos servidores da Secretaria da Educação (Seduc), incluindo as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). O objetivo é orientar aqueles que atuam no gerenciamento de demandas sobre prazos e procedimentos internos, visando qualificar os serviços.

A OGE realiza, ainda, um levantamento nas áreas da educação, saúde, segurança pública, justiça, meio ambiente e direitos humanos, para a elaboração de projetos específicos que deverão ser implementados nesta gestão.

Em 2022, a OGE recebeu cerca de 51,3 mil demandas. No ano passado, o órgão também iniciou as atividades do Comitê de Integridade, focado em priorizar o interesse público, e apresentou diversas proposições para aperfeiçoar os serviços disponibilizados pelo Estado.

Aproximar governo da população

A OGE é um órgão vinculado à Casa Civil e funciona como um canal aberto para aproximar o governo da população, atendendo exclusivamente assuntos relacionados à prestação de serviços pelo Executivo estadual.

A Ouvidoria analisa as demandas recebidas e encaminha aos órgãos competentes, monitorando o processo até a obtenção de uma resposta final. Considerando o bem público, a ética e a integridade, a OGE também aponta diretrizes para o aprimoramento dos serviços prestados.

O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h, no térreo do Centro Administrativo do Estado, em Porto Alegre. O acesso também pode ser virtual, por meio da Central do Cidadão, por telefone (0800-541-6136) ou por e-mail (ouvidoriageral@casacivil.rs.gov.br).

Marca OGE

Para aprimorar o contato com a população, a OGE modernizou a sua marca. Desenvolvida por uma agência a partir da coordenação da Secom, a imagem faz uma alusão ao diálogo já na primeira letra da sigla.

Secom  GOV RS

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