Equipe de Robótica da FURG é classificada para o mundial de robótica na França
17/03/2023 10:45 em Variadas

A equipe Butiá Bots (FBOT), composta por estudantes de graduação e pós-graduação da FURG, foi classificada para o Mundial de Robótica RoboCup Bordeaux 2023. Este ano, a competição itinerante acontece na cidade francesa de 6 a 11 de julho.

O time da FURG é o atual terceiro colocado nesta que é conhecida popularmente como a Copa do Mundo da robótica. A universidade conquistou a vaga na categoria @Home, responsável por testar as respostas de um robô a tarefas domésticas. Alunos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) também integram a equipe.

"Sabíamos que não seria fácil para as equipes se classificarem, especialmente porque o evento deste ano será na França, o que favorece os times mais tradicionais e vitoriosos da categoria de robôs domésticos, que em grande maioria são europeus", observa Jardel Dyonisio (foto), um dos estudantes da FURG que integram o time.

Segundo ele, a classificação era composta por duas chamadas; na primeira tentativa, a equipe da FURG não foi aprovada. Após receberem a avaliação da banca, com sugestões de melhorias para que pudessem fazer a segunda tentativa na próxima chamada, os competidores trabalharam para aprimorar os materiais. Isto incluiu um artigo detalhando a equipe e o robô, um vídeo mostrando as tarefas que DoRIS é capaz de realizar, além de informações sobre a equipe e o robô no site, onde também foram divulgadas todas as contribuições que poderiam ajudar outras equipes. 

"Sempre tivemos uma constância de trabalho com nossos robôs, tentando evoluir e superar nossas próprias conquistas. Participar de competições como essa é fundamental para elevar o nível da equipe e dos alunos envolvidos, além de ser uma oportunidade única de enfrentar as maiores equipes da categoria", afirma Dyonisio. 

"Finalmente, quando soubemos que havíamos sido aprovados, foi uma grande emoção. Foi um grande esforço para deixar todos os nossos materiais na melhor forma possível, sempre implementando novas ideias para podermos competir com os melhores times", destaca o competidor. 

Atualmente, a FBOT trabalha para aprimorar a robô DoRIS e se preparar para o novo desafio. Os custos para viabilizar a inscrição e a viagem dos estudantes, no entanto, são altos. Assim, o time deu início a uma campanha de arrecadação de recursos para custear a participação. Além de uma vakinha online, foi criado um perfil no Instagram para a loja da FBOT com produtos da equipe, para quem quiser apoiar comprando itens personalizados. 

"Agradecemos muito todo o apoio que recebemos até aqui e qualquer tipo de ajuda que a comunidade possa oferecer, pois sabemos que precisamos dela para conseguir os recursos necessários. Esperamos poder representar nossa equipe e nossa universidade nessa competição internacional e estamos confiantes de que, com a ajuda de todos, vamos conseguir avançar ainda mais no desenvolvimento da robótica", finaliza o acadêmico. 

Automação e robótica inteligente
A equipe de robótica do FBOT é uma iniciativa do grupo de automação e robótica inteligente da FURG, voltada ao desenvolvimento de robôs móveis e autônomos para participar de campeonatos brasileiros e, recentemente, mundiais de robótica. 

A estreia em mundiais aconteceu no ano passado, na Tailândia, na categoria de robôs domésticos, onde o time conquistou o título de terceira melhor equipe do mundo. 

O FBOT está presente nas categorias Standart Educational Kit (LEGO), Flying Robots Trial League (Hydrone), Futebol de Pequenos Robôs (VSSS) e na categoria de Robôs Domésticos @Home, onde é utilizada a robô DoRIS. 

Assessoria --FURG

COMENTÁRIOS