Jovem pesquisadora gaúcha ganha medalha de ouro em feira na Tunísia
22/03/2023 12:56 em Variadas

A estudante Stephanie Staub, do curso de Eletrônica da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, recebeu medalha de ouro no International Festival of Engineering Science and Technology (I-FEST). A jovem de Novo Hamburgo participou do evento com o projeto 2Rescue – Dispositivo de Apoio para Localizar Bombeiros em Estruturas Colapsadas. A cerimônia de premiação aconteceu nesta terça (21/3), em Mahdia, na Tunísia.

Orientado pela professora Deise Margô Muller, o projeto utiliza o princípio da radiofrequência. O código utilizado nos equipamentos lê o indicador de intensidade de sinal recebido entre os protótipos e sinaliza a aproximação e o distanciamento dos dois pequenos dispositivos independentes, auxiliando na localização de bombeiros em escombros de forma mais rápida. A iniciativa desenvolvida por Stephanie também ficou entre os dez melhores trabalhos apresentados na feira.

A ideia do 2Rescue surgiu ao assistir à notícia sobre o incêndio no prédio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), ocorrido em julho de 2021. Na tragédia, enquanto combatiam o incêndio, dois bombeiros ficaram desaparecidos após o desabamento do prédio.

O evento reuniu jovens pesquisadores de 35 países. A estudante gaúcha participou da feira por meio do Prêmio Killing de Tecnologia, distinção que viabilizou sua presença no I-FEST.

Secom - GOV RS

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!