Na manhã deste sábado, 01, diversas atividades foram realizadas pela SMEd para mais um dia de Festimar. No Sindicato Rural, alunos de diferentes turmas e escolas da Rede Municipal de Ensino participaram de visitações ao interior dos ônibus Laboratório de Ciências e Biblioteca Móvel, à exposição sobre representatividade Feminina, além de jogos inclusivos, Hora do Conto, Oficina Sensorial e Intervenção Assistida por Animais.
A professora Fernanda Pereira, da E.M.E.F Professor João de Oliveira Martins, acompanhou os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental durante a manhã de passeio ao Festimar no núcleo do Sindicato Rural. Sobre a experiência, ela diz: “é muito importante esse momento cultural para nossos estudantes, uma vez que, muitos deles, não teriam a oportunidade de participar e prestigiar o Festimar e conhecer o Ônibus Biblioteca. É uma rica experiência em cultura para todos eles”.
Uma das atividades de destaque é o Túnel de Sentidos, que explora os cinco sentidos humanos. A coordenadora do núcleo de Anos Iniciais da SMEd, Paola Reyer, explica como funciona o exercício. “Iniciamos pela visão, trabalhando a estimulação visual. Depois, convidamos as crianças a usarem as vendas nos olhos para passarem pelos outros sentidos”. Com a venda, as crianças experimentam sensações que remetem ao Tato, Olfato e Paladar e, por fim, chegam à Audição. Esta é a primeira vez que a SMEd utiliza de tal recurso, “o Túnel dos Sentidos foi desenvolvido, agora, para o Festimar”, explicou Paola.
A Terapia Assistida por Animais, uma parceria entre a SMEd e o veterinário Marcelo Pereira da Secretaria da Causa Animal, é um trabalho já desenvolvido em algumas escolas da rede, com o auxílio de cachorros, que tem como objetivo estimular as crianças na interação social, linguagem e o cuidado. “O público-alvo são as crianças da Educação Especial”, esclareceu Manoela Fuentes, assessora da SMEd.
Na sexta-feira, 31, crianças de outras escolas haviam participado de atividades como Hora de Conto e tour ao Museu da Cidade do Rio Grande no Centro Histórico com a equipe da SMEd. As histórias usadas nas Horas do Conto têm a temática do mar para combinar com o festival. Angela Atalla, gerente pedagógica da SMEd, fala sobre a ideia de unir as atividades para o público infantojuvenil e a história local. “A ideia foi conseguir um lugar onde pudéssemos agregar as crianças e elas trabalhassem em conjunto. Muitos dos alunos nem sabem que existem os museus. Por isso, a ideia de fazer uma conexão entre a questão histórica e a vida cotidiana”, ressaltou.
Festimar