Na noite de sexta-feira,7, o Festimar recebeu, no Sindicato Rural, o lançamento oficial da 52ª Ciranda Cultural de Prendas. A Ciranda Cultural é um conjunto de provas anuais nas quais 90 meninas do RS participam para definir quais serão as 9 prendas do Rio Grande do Sul nas categorias Mirim, Juvenil e Adulta. Atualmente, a rio-grandina Giovana Martins Conceição, possui o título de Primeira Prenda Adulta do Rio Grande do Sul, por isso, em 2023, Rio Grande sediará as provas que acontecerão nos dias 18 a 20 de maio na FURG e na SAC.
A noite de abertura contou com a presença de autoridades municipais e autoridades tradicionalistas do Estado. O Prefeito Fábio Branco falou sobre a relevância de eventos como este para a cidade. “Para nós é muito importante receber esse evento porque ele vem ao encontro do que viemos trabalhando, mostrando nossas potencialidades, seja de recursos humanos, como a Giovana, ou também os espaços da nossa história”, comentou o prefeito do Rio Grande.
A 1ª Prenda do RS, Giovana Martins, realizou uma apresentação sobre a ciranda na noite de lançamento e falou sobre o significado desse momento e os preparativos para as provas. “Hoje a gente trouxe as meninas pra mais uma vez apreciar a nossa cidade, apreciar o Festimar, o festival do mar, toda movimentação que a CDL, que os patrocinadores e os apoiadores têm feito junto com a Prefeitura Municipal e também pra que a gente possa apresentar pra os nossos apoiadores o que verdadeiramente é a ciranda, porque muitas a gente fala em investir em cultura, investir em tradição e não se entende o real sentido de como isso pode elevar a autoestima da cidade do Rio Grande, né? Então, hoje é o momento da gente demonstrar também a capacidade econômica e turística desse evento”, disse Giovana.
A vice-presidente de Cultura do Movimento Tradicionalista Gaúcho do RS, Renata Pletz, esteve presente na abertura e falou sobre os preparativos para o evento no próximo mês. “Estamos em Rio Grande desde ontem. Fizemos as visitas técnicas aos locais que receberão as provas, fomos à FURG que vai receber tanto a prova escrita quanto a Mostra e as provas artísticas, também estivemos ontem na SAC onde também está sendo preparado para o baile”, compartilhou Renata. Ela também explicou que as provas poderão ser assistidas por toda a comunidade rio-grandina.
Para a vice-presidente, o apoio da Prefeitura do Rio Grande tem sido fundamental no desempenho da atual 1ª Prenda. “O Poder Público Municipal do Rio Grande tem sido incansável na atenção que têm dado a Giovana, não só agora, nesse dia, mas durante toda a gestão da Giovana desde maio do ano passado”, afirmou.
Festimar