O Programa proposto pela Prefeitura Municipal teve seu projeto desenvolvido pelo Instituto Cidade Segura, uma organização da sociedade civil que tem a segurança pública como tema de trabalho e já desenvolveu projetos na área da segurança para diversos outros municípios do país como Pelotas (Pacto Pelotas Pela Paz) e Niterói/RJ (Pacto Niterói Contra a Violência).
O Virada da Paz tem por objetivo a implantação de um modelo de segurança pública mais proativo, interdisciplinar e que oportunize o trabalho de forma integrada entre o Poder Público Municipal, as forças de segurança Estaduais e Federais, o Poder Judiciário e o Ministério Público, buscando maior segurança para a população rio-grandina.
Seu modelo de ação visa a prevenção e possui dois eixos principais: Ações integrativas de fiscalização e repressão ao crime em colaboração com as esferas Estadual e Federal; e, Prevenção através do desenvolvimento e aplicação de diversos programas integrativos com jovens e suas famílias.
Ao todo mais de 20 programas estão previstos para serem realizados por diversas secretarias municipais e outras instituições públicas.
Assessoria -- PMRG