Nesta terça-feira, 10, diferentes universidades participam de um projeto de dimensão internacional e multidisciplinar, visando colaborar com cientistas que atuam na França, Alemanha e Suécia. Serão trinta dias de missão oceanográfica a bordo do navio de pesquisa francês Marion Dufresne. A equipe da FURG está representada pelo professor Luiz Frederico Rodrigues da Escola de Química e Alimentos (EQA) e do Programa de Pós-Gradução em Química Tecnológica e Ambiental (PPGQTA), pelo TAE Químico Jean Arias do Centro Integrado de Análises (CIA-FURG) e o mestrando do PPGQTA Lenon Ferreira.
O envolvimento entre as instituições brasileiras reflete uma longa história de colaboração transatlântica entre pesquisadores que compartilham interesses comuns na compreensão do meio ambiente marinho e na história das mudanças naturais registradas nos sedimentos da margem continental brasileira e francesa (ou seja, margem da Guiana Francesa). Essa cooperação, desenvolvida ao longo dos últimos 15 anos, resultou em um trabalho colaborativo em torno dos materiais e dados coletados durante as campanhas anteriores, particularmente realizadas em águas brasileiras.
Esta intensa colaboração permitiu o surgimento de redes de pesquisa ativas em cada um dos dois principais temas científicos da campanha AMARYLLIS-AMAGAS: processos sedimentares e fluidos intersticiais e reconstruções paleoclimáticas. Para cada um desses temas, o projeto AMARYLLIS-AMAGAS visa fortalecer as redes de pesquisa existentes entre Brasil e Europa (resultantes de anos de colaboração) e, ao mesmo tempo, promover o desenvolvimento de novas iniciativas de cooperação.
Para que a participação dos pesquisadores da FURG fosse possível, foram feitos diferentes esforços e colaborações internas pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãocia (Propesp), Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), Fundação de Apoio à Universidade do Rio Grande (Faurg), Programa de Pós-graduação em Química Tecnológica e Ambiental (PGQTA), Centro Integrado de Análises (CIA-FURG/Propesp), Laboratório de Hidroquímica, do Instituto de Oceanografia. Laboratório de Eletroespectro Analítica (LEEA) e Laboratório de Análise de Contaminantes Orgânicos e Metais (Lacom), ambos da Escola de Química e Alimentos.
Assessoria FURG