Maio Amarelo: palestras em empresas debatem a responsabilidade no trânsito
Variadas
Publicado em 11/05/2023

Como parte das ações do Maio Amarelo 2023, o Núcleo de Educação da Secretaria de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança (SMMAS) e o Sest/Senat, realizaram, nesta quarta-feira (10), duas palestras a respeito da responsabilidade no trânsito. Na parte da manhã as equipes envolvidas com a campanha deram sequência aos debates realizados com as equipes dos Supermercados Guanabara, com palestra na unidade da rua Teixeira Júnior. Durante a tarde, a ação ocorreu na unidade do Praça Shopping.

As atividades contaram com a presença de agentes de trânsito da SMMAS e de instrutores de trânsito do Sest/Senat, que estiveram presentes para compartilhar um pouco do seu conhecimento sobre o tema.

“A proposta das palestras é promover uma reflexão sobre o comportamento dos usuários na via. Também é uma oportunidade para lembrar as regras de trânsito e esclarecer algumas dúvidas sobre as últimas alterações do código de trânsito”, comenta Michele Albuquerque, Dirigente do Núcleo de Educação para o Trânsito da SMMAS.

Com o slogan “No trânsito, escolha a vida!” , a campanha trabalha a conscientização da população sobre suas ações no trânsito e as consequências que elas podem trazer. Iniciado em 2014, o Maio Amarelo chega neste ano a sua 10ª edição, buscando chamar a atenção da população para o alto índice de mortos e feridos em acidentes. Por isso, tem grande foco em destacar que o condutor precisa entender o tamanho de sua responsabilidade no trânsito.

Além disso, de acordo com informações do Núcleo, a redução do número de incidentes e suas possíveis consequências poderiam representar uma redução de gastos com saúde pública, já que uma fatia considerável do orçamento destinado ao SUS é aplicada diretamente no salvamento, atendimento emergencial e na recuperação de pessoas que sofreram acidentes.

A partir deste contexto, o mês de maio será repleto de atividades voltadas à conscientização de ações no trânsito. Serão realizadas diversas palestras em escolas públicas com a participação dos agentes municipais de trânsito, passeios ciclísticos e blitz educativas no centro da cidade.

Até o momento, já foram promovidos importantes trabalhos, principalmente com crianças e jovens, como por meio do Projeto Guarda Mirim e da Escolinha de Trânsito.

Ainda estão previstas ações voltadas aos condutores em postos de combustíveis e trabalhadores do setor de transportes na zona portuária da cidade, abordando temas como comportamento e legislação de trânsito e incentivando a realização de capacitação profissional.

A próxima atividade ocorre na sexta-feira (12), quando as equipes do Núcleo de Educação da SMMAS e do Sest/Senat estarão no Largo Dr. Pio, a partir das 14h, para passar instruções à comunidade.

Assessoria --- PMRG

Comentários