Caic completa 29 anos reunindo educação, atenção à saude e extensão universitária
20/05/2023 18:31 em Variadas

O Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic) está comemorando 29 anos de sua fundação no sábado, 20, reunindo serviços que abrangem o Ensino Fundamental, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a Atenção Básica em Saúde, sendo também um grande espaço para a extensão universitária, envolvendo inúmeras parcerias com diversos setores da FURG e, até mesmo, parcerias interinstitucionais na Rede de Proteção Social do Município. 
Construído dentro do Campus Carreiros, o Caic iniciou suas atividades em 1994 dentro do Projeto Minha Gente, lançado três anos antes pelo Governo Federal com intuito de garantir o atendimento básico em saúde, educação, assistência e promoção social de forma integrada, sendo que a cidade do Rio Grande foi contemplada com uma das unidades.

Sendo uma unidade da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), o Centro desenvolve ações nas áreas da educação, saúde e relação comunitária em consonância com a Política de Extensão da Universidade, seguindo o Convênio interinstitucional entre a FURG e a Prefeitura Municipal do Rio Grande, mantendo em funcionamento os seguintes espaços de gestão partilhada: a Escola Municipal Cidade do Rio Grande, a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Doutor Romeu Selistre Sobrinho e diversos projetos e ações de extensão desenvolvidos pela universidade.

Relação comunitária

A Escola Municipal Cidade do Rio Grande atende aproximadamente 750 estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), mantendo aulas regulares nos turnos da manhã, tarde e noite. A diretora do Centro, Fernanda Fonseca, destaca que além das aulas regulares, a escola vem implementando diferentes projetos, vinculados ao Plano de Ação Pedagógico do ano letivo de 2023. "Este ano estamos também com o curso preparatório Pré-Encceja.

A Unidade Básica de Saúde da Família Doutor Romeu Selistre Sobrinho é responsável pelo atendimento da Atenção Básica em Saúde, da Comunidade do Bairro Castelo Branco II e arredores, num total de 3 mil famílias. Dentre as ações realizadas na UBSF/Caic estão a coleta de exames, consulta com a Enfermagem e Medicina, atendimento da equipe multiprofissional e atendimento em grupo, incluindo ações da Atenção Básica em Saúde e atividades do Programa Saúde na Escola (PSE).

O Caic também envolve diversos projetos e ações de extensão. No ano letivo de 2023, dentre as diferentes ações de extensão desenvolvidos podem ser citados os projetos “Mais Cuidado, Menos Violência”, “Festa Literária” e “Acreditar é Investir”, esse último está beneficiando, neste ano, 22 estudantes do Caic que atuam em diferentes unidades da FURG, vivenciando diferentes contextos do mundo do trabalho. Os projetos de extensão são desenvolvidos anualmente e atendem as áreas de Educação, Saúde e relação comunitária do Centro, envolvendo a gestão e trabalhadores do Caic e as unidades acadêmicas e administrativas parceiras. Além dos projetos de extensão, a FURG concretiza sua atuação extensionista no Caic, através da inserção técnica dos seus servidores na equipe diretiva, pedagógica e administrativa.

Conforme explica a diretora Fernanda Fonseca, "o Caic é espaço de referência quanto à garantia de direitos a crianças e adolescentes. Através do Centro, além dos 750 alunos, cerca de 3 mil famílias tem acesso à saúde, na atenção básica e a diversas atividades socioeducativas proporcionadas pelos projetos e ações de extensão".

O reitor da FURG, Danilo Giroldo, destaca a atuação relevante do Centro: “a FURG parabeniza o Caic pelos seus 29 anos de atuação e também as pessoas que trabalham e estudam diariamente, fazendo com que o espaço seja cada vez mais uma referência em educação, pesquisa e extensão, tanto dentro da universidade quanto para a comunidade rio-grandina".


Desafios na pandemia


A diretora do Centro disse que como muitas outras instituições, o Caic sentiu a fragilidade na garantia de direitos à comunidade em situação de pobreza. "O acesso à escola bem como as atividades escolares ficaram fragilizados, não apenas pelo contexto da doença que se alastrava, mas pela fragilidade na garantia de direitos. Não foi possível garantir a inclusão digital aos estudantes, e como muitos estudantes brasileiros, a permanência na escola foi ameaçada", afirma.
Ela diz que atualmente o Centro busca a prevenção da evasão escolar, o reforço pedagógico e as ações promovidas pela Orientação Educacional visando a resgatar os processos de aprendizagem e, também, o cuidado humano na constituição dos sujeitos de direitos. "No que se refere aos serviços de saúde na pandemia, nossa equipe foi incansável e mesmo diante da dor e da morte não deixou um só dia de atender buscando salvar vidas. Mesmo com recursos públicos limitados e demora das vacinas, a UBSF/Caic realizou inúmeros atendimentos. Agora, além de investir esforços para o atendimento da atenção básica em saúde, buscando recuperar ações de educação em saúde através dos grupos e ações desenvolvidas em articulação com a escola, a prevenção da violência vem sendo um dos temas trabalhados na articulação entre as áreas da saúde e educação do Caic", acrescenta a diretora Fernanda Fonseca.

Assessoria --  FURG

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!