Equipe da UBS Prisional da PERG realiza ação preventiva em Saúde Bucal
24/05/2023 08:54 em Variadas

Cerca de 100 detentos estiveram envolvidos na atividade alusiva ao Maio Vermelho realizada pela equipe da UBS Prisional da Penitenciária Estadual do Rio Grande (PERG). A ação ocorreu na segunda-feira (22).

Cartazes sobre prevenção em saúde bucal foram confeccionados por mulheres que participam do grupo de Saúde Mental na penitenciária. O material foi utilizado pelos profissionais da UBS em conversas com a população privada de liberdade e tratava sobre o câncer bucal.

Após as orientações serem repassadas, todos os cartazes foram fixados nos pavilhões da PERG. A proposta foi que um detento em cada cela participasse da atividade e atuasse como multiplicador das orientações que recebesse.

 Os cartazes orientavam sobre os sinais de alerta para o câncer bucal, como por exemplo as feridas ou caroços que não cicatrizam em duas semanas; áreas vermelhas ou brancas na boca; e sangramento sem causa desconhecida. Toda a equipe de saúde bucal da PERG esteve envolvida a ação.

MAIO VERMELHO

As ações do Maio Vermelho são voltadas para a conscientização e prevenção do câncer de boca. A campanha é alusiva ao dia 31 de maio, instituído pela Lei Estadual 12.535/06 como Dia de Luta Contra o Câncer Bucal, em referência ao Dia Mundial Sem Tabaco.

Assessoria -- PMRG

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!