Prefeito recebe tradicionalistas que repetirão Caminho dos Tropeiros
Variadas
Publicado em 10/06/2023

Com o objetivo de resgatar a cultura e a história do caminho dos tropeiros dos séculos 17 e 18, o grupo tradicionalista  está preparando uma cavalgada especial para o início do ano que vem. Na tarde desta sexta-feira (7), eles estiveram na Prefeitura para apresentar o projeto para o prefeito Fábio Branco, uma vez que a rota também inclui passagem por terras rio-grandinas.

A cavalgada está agendada para começar dia 3 de janeiro de 2024, com saída do Farol da Barra do Chuí. A previsão é chegar ao ponto final entre os dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro.

De acordo com o idealizador e representante do grupo, Adalberto Clavijo, a intenção é repetir o trajeto feito pelos tropeiros, resgatando informações históricas e culturais sobre o tema em cada município percorrido ao longo do caminho.

“Isso tudo começou em 1703, com Cristóvão Pereira de Abreu, que saía de Colônia do Sacramento, que hoje é no Uruguai, e levava o gado até Sorocaba-SP, caminhando. Esse foi o primeiro caminho e ainda não turístico, por isso a gente quer resgatar ele no RS”, conta.

Posteriormente, com os dados de cada município em mãos, a intenção é elaborar um documento que será encaminhado para as secretarias de Cultura e de Turismo do RS, visando a criação de um projeto de lei que possa valorizar o Caminho dos Tropeiros e todo seu significado.

Também de acordo com Clavijo, o caminho a ser percorrido inicia no Chuí e continua por Santa Vitória do Palmar, Rio Grande São José do Norte, Tavares, Mostardas, Palmares do Sul, Capivari do Sul, Osório, Santo Antônio da Patrulha, Rolante, São Francisco de Paula e Caxias, chegando ao trecho conhecido como Caminho das Mulas. Depois segue por Bom Jesus, Monte Alegre dos Campos e Vacaria, encerrando na divisa com SC.

 

Assessoria -- PMRG

Comentários
Comentário enviado com sucesso!