Os alunos das escolas do município do Rio Grande estão aprendendo sobre ciência e meio ambiente através de experiências práticas de contato com a natureza, como parte do projeto “Plantando sonhos, colhendo frutos”, desenvolvido pelo Núcleo de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação (SMED). O lançamento oficial do projeto irá acontecer no Horto Municipal do Povo Novo, às 14h, no dia 16 de junho.
A ação envolve 17 escolas municipais, buscando a conscientização dos alunos sobre a importância de consumir alimentos saudáveis e menos processados, explorando a educação ambiental através do cultivo e da colheita dos alimentos pelos próprios alunos, despertando o sentimento de pertencimento com o meio ambiente.
Como acontece o projeto “Plantando sonhos, colhendo frutos”
Para a execução, o Núcleo de Alimentação Escolar realiza um trabalho voltado para a conscientização dos alunos, através de oficinas pedagógicas, de contação de histórias e também pela distribuição de sementes e mudas para as escolas do município, onde os alunos realizam o processo de cultivo até a colheita das frutas e verduras que serão consumidas por eles. Para que tudo seja realizado de forma segura, todos os alunos envolvidos no projeto aprendem a manipular corretamente os alimentos.
A experiência estimula o cuidado com a natureza e contribui para o desenvolvimento de habilidades como respeito, trabalho em equipe, liderança e organização, fundamentais no desenvolvimento dos estudantes.
“Esse projeto é de muita importância, pois possibilita inúmeras aprendizagens para as crianças. Através dele as crianças aprendem os processos cíclicos dos alimentos, experienciam vivências ao ar livre, colocam a mão na terra e acompanham todo o processo até o alimento estar na mesa do refeitório da escola. A intenção é que através destas ações as crianças ampliem seu paladar, se desafiando a experimentar e provar novos alimentos. ” destaca a assessora pedagógica da SMED, Raquel Lempek.
O projeto é desenvolvido em parceria com as secretarias da Pesca, Agricultura e Cooperativismo, do Meio Ambiente, e a Emater/RS ASCAR.
Linha de crédito social
As escolas participantes terão a oportunidade de ser contempladas pela linha de crédito social do Sicredi. A linha é destinada para que elas invistam na execução de sistemas de irrigação para as hortas cultivadas. O objetivo é que as instituições possam ter uma estrutura qualificada para dar sequência no desenvolvimento do projeto. Para ser contemplada, é necessário atender os requisitos exigidos pela linha de crédito social do Sicredi.
Confira as escolas participantes
Creche Mansão da Paz
Escola de Belas Artes
Escola Alba Olinto
Escola Antônio Carlos Lopes
Escola Apolinário Porto Alegre
Escola Argemiro Dias de Lima
Escola Aurora Cadaval
Escola Cipriano Porto Alegre
Escola Luiza Tavares
Escola Olavo Bilac
Escola Pedro Osório
Escola Renascer
Escola São Miguel
EMEI Eva Mann
EMEI Fraternidade
EMEI Nilza Alves Gonçalves
EMEI Verenice Ferreira Gonçalves
Assessoria -- PMRG