Pensando em enriquecer ainda mais o conhecimento dos professores municipais, a Prefeitura do Rio Grande, através da Secretaria da Educação (SMED), realiza cinco oficinas de qualificação com 50 educadores de língua portuguesa do quinto ano do ensino fundamental e dos anos finais, desenvolvendo a temática dos gêneros textuais.
O projeto visa, por meio da língua portuguesa, da história e da arte, valorizar o município do Rio Grande, tanto em respeito às questões ambientais quanto históricas e geográficas. Além disso, busca contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem da leitura e escrita nas escolas da rede.
“Trabalhamos com a temática do ‘lugar onde vivo’ que é de suma importância, porque traz a apropriação desse lugar ao pertencimento, em valorizar o ambiente que estamos inseridos. Atuamos por meio da língua portuguesa, através dos gêneros textuais de poemas, crônicas, artigos de opinião entre outras questões”, diz Joelma Furtado, assessora de língua portuguesa e coordenadora do Núcleo de Anos Finais da SMED.
As oficinas formativas são organizadas pelo Núcleo dos Anos Finais e são divididas em cinco encontros de quatro de horas, totalizando 20h.
Seguindo o cronograma do curso, o Setor de Literatura da Secretaria de Município da Cultura, Esporte e Lazer (SCEL) realizou a oficina “Livro-imagem: conceitos e práticas”, nesta terça-feira (20), na Biblioteca Rio-Grandense, um dos prédios históricos mais importantes da cidade, fundado em 1846
Os participantes da oficina tiveram oportunidade de explorar conceitos e práticas relacionadas aos livros-imagem, que são obras literárias que utilizam a linguagem visual como elemento central na narrativa, estimulando a imaginação e a interpretação do leitor.
A palestra foi ministrada pela Luciana Gepiak, responsável pelo Setor de Literatura, em conjunto com a bibliotecária Carla Rodrigues, tendo por intuito proporcionar uma oportunidade de aprendizagem e aprofundamento na arte da leitura por meio dos livros-imagem. A iniciativa é considerada como uma oportunidade enriquecedora para promover a literatura infantil e destacar a importância desse material como ferramenta de estímulo à leitura e à imaginação das crianças.
“Essa oficina de qualificação falando sobre literatura, especificamente sobre o livro-imagem, é importante por termos essa troca de experiências, uma apresentação de repertórios dos livros, porque as histórias nos atravessam o tempo inteiro, elas fazem parte da nossa vida, cada um traz uma vivência e fazemos diferentes histórias todos os dias. Então, essa atividade busca relatar as nossas trajetórias e a dos livros, falando sobre a sensibilidade, afeto, amorosidade e humanidade que esses materiais são capazes de nos proporcionar”, destaca Luciana Gepiak.
Assessoria -- PMRG