Delegação da Prefeitura do Rio Grande visita obras financiadas pela AFD em Curitiba
Variadas
Publicado em 23/06/2023

Na segunda-feira (19) e terça-feira (20), uma comitiva da Prefeitura do Rio Grande esteve em visita técnica às obras financiadas pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) na capital paranaense. O intercâmbio teve por finalidade inteirar a equipe rio-grandina das exigências da AFD para a execução do Programa Cidade do Futuro, que se consolidou como o maior plano de obras públicas da Noiva do Mar. 

A agenda incluiu uma ida à Unidade Técnico-Administrativa de Gerenciamento (Utag) da Prefeitura de Curitiba, órgão municipal que gerencia o contrato dos projetos de Curitiba em parceria com a AFD — que os financia há anos.

Em um primeiro momento, na segunda-feira pela manhã, o grupo foi apresentado à equipe da Utag. Foram discutidas as etapas das obras, de licitações e contratações a serviços de consultoria, em conformidade com os requisitos previstos pela instituição francesa, com enfoque no social e no sustentável.

"Este intercâmbio enriquece e materializa as condicionantes da agência para o nosso projeto, pois já está em prática em Curitiba", diz o secretário titular do Gabinete de Programas e Projetos Especiais (GPPE), Gilberto Arabidian Jr.,  que integrou a comitiva junto ao secretário adjunto da Fazenda, Fernando Arvellos, ao procurador-geral do município, Ênio Fernandez Jr., e ao assessor de governo do Gabinete da Prefeitura do Rio Grande, Guilherme Estima Schuch.

À tarde, a delegação visitou o projeto socioambiental Bairro Novo do Caxumba, um complexo habitacional sustentável. Na terça-feira, questões ambientais foram pauta das reuniões.

Para o Rio Grande, o Programa Cidade do Futuro abrange sistemas de drenagem, pavimentação, revitalização de vias, construção de ciclovias, arborização etc. Serão melhorias alinhadas às políticas do município.

“É um grande desafio, mas entendemos que um programa desse tamanho, dessa magnitude, precisa de todos esses cuidados, não pode ficar à mercê desses detalhes”, ressalta Schuch.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO --- PMRG

Comentários
Comentário enviado com sucesso!