Na manhã desta quarta-feira (28) aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura Municipal o evento oficial de lançamento do Programa Escola Azul no município do Rio Grande. O Programa, que já havia sido apresentado às equipes diretivas das escolas municipais em evento realizado no dia 24 de junho, contará com a participação de 60 escolas municipais.
O Programa Escola Azul tem como objetivo trabalhar, de forma transversal, a temática “oceano” dentro do currículo escolar, incentivando o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo nos alunos participantes. O projeto também busca engajar a comunidade escolar na cultura oceânica trabalhando os conceitos de sustentabilidade, tendo como base os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Com origem em Portugal, o Programa Escola Azul atualmente está presente em 16 países que são banhados pelo Oceano Atlântico, envolvendo mais de 125 mil crianças.
Estiveram presentes no lançamento do Programa Escola Azul o Prefeito Municipal, Fábio Branco, o Reitor da Furg, Danilo Giroldo, o Diretor do Museu Oceanográfico e do Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar), Lauro Barcellos, o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Júlio César Pereira da Silva, o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Pedro Fruet, a Superintendente Pedagógica da Secretaria de Município da Educação, Patrícia Ramos, e o representante do Brasil na UNESCO pela da Aliança Brasileira pela Cultura Oceânica e Professor-Titular da UNESP, Ronaldo Christofoletti.
As falas das autoridades presentes no evento convergiram para uma valorização das potencialidades que o município do Rio Grande tem em relação às suas águas, apontando que este tema deve nortear o desenvolvimento do município, sendo abordado com profundidade no processo educacional daqueles que são o futuro de nossa sociedade: as crianças. Segundo Ronaldo Christofoletti, a criação do Programa Escola Azul vem com a ideia de formar cidadãos, aproximando as crianças da cultura oceânica e da ideia de sustentabilidade, partindo de uma agenda global de ação local que congrega diferentes setores da comunidade local num trabalho conjunto.
Outro importante anúncio foi realizado durante o evento: Rio Grande será o primeiro município do RS a integrar a Aliança Brasileira pela Cultura Oceânica. Tendo como objetivo a implementação de ações locais alinhadas às metas nacionais e globais da Década do Oceano da ONU, com foco na promoção da cultura oceânica para o desenvolvimento sustentável, a Aliança é uma rede de Prefeitos - e outros gestores públicos, legisladores, instituições da sociedade civil e iniciativa privada – engajados no tema. A Aliança é uma iniciativa liderada pelo Ministério Federal da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) por meio de sua Coordenação Geral de Oceanos, Antártica e Geociências da Secretaria de Pesquisa e Formação Científica, juntamente da UNESCO Brasil e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), por meio do programa Maré de Ciência.
Para o Secretário Pedro Fruet, da Secretaria de Município de Meio Ambiente (SMMA), a adesão a estes programas aprofunda no município a necessidade de tratar estes temas dentro da grade curricular de suas escolas, visto que estes temas estão alinhados com o objetivo do Município em se tornar referência em Economia Azul. A adesão à Aliança vai dar ao Município um olhar de governança sobre o tema e proporcionar a troca de experiência entre gestores municipais.
Segundo Fruet, Rio Grande tem uma vocação e por isso essa adesão massiva das escolas municipais ao Programa Escola Azul. Muitas destas escolas já tratam de temas ligados a Vida no Mar e Sustentabilidade, e a adesão ao programa além de trazer reconhecimento e visibilidade aos temas trará consigo novas possibilidades de aprendizagem e experiências aos alunos. “Trabalhar com crianças e adolescentes é fundamental para que no futuro ele (o tema sustentabilidade) seja um tema levado em consideração nos processos de tomada de decisão, decisões que no futuro serão tomadas por estes jovens” afirmou.
O Prefeito Fábio Branco salientou em sua fala no evento a grande adesão das escolas municipais ao Programa Escola Azul, também afirmando que muitas escolas já realizam com seus alunos trabalhos semelhantes ao proposto. Segundo Fábio Branco o objetivo da atual gestão do Executivo Municipal com a adesão a estes projetos e programas ligados ao Mar, a Sustentabilidade e de fomento à Economia Azul é deixar um legado, construindo uma política pública de longo prazo que torne Rio Grande referência no assunto, assim como aproximar da comunidade rio-grandina as discussões sobre temas latentes como as mudanças climáticas.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO -- PMRG