SMZC investe na limpeza e manutenção das bocas de lobo, com foco na conscientização
Variadas
Publicado em 04/07/2023

O acúmulo de detritos nas galerias de drenagem, também conhecidas como bocas de lobo, é um dos principais fatores de risco para o alagamento urbano. Por conta disso, desde 2021, sob a nova gestão da Prefeitura, a Secretaria de Município de Zeladoria da Cidade (SMZC) vem investindo, de modo rotineiro, na limpeza e manutenção desses dispositivos.

“Devido ao descarte irregular de lixo, seja aquele papel de bala, [embalagem de] marmitex, garrafas PET, embalagem de achocolatado, sacolas plásticas, além da areia, que é naturalmente carregada pela chuva para as bocas de lobo, tudo isso tende a entupir as redes. A boca de lobo é uma entrada para uma galeria de drenagem, então entope tudo, e quando chove, o escoamento da água acaba ficando deficitário e gera alagamentos nas ruas onde possuem a drenagem, então a desobstrução garante que, em períodos chuvosos, não haja alagamento”, explica Marlon Nunes Soares, titular da pasta.  

Em alusão a essas ações, cerca de 800 bocas de lobo da região central da cidade receberam pintura com os dizeres “O mar começa aqui”, no intuito de conscientizar a comunidade rio-grandina sobre os danos causados pelo descarte irregular de lixo, que podem se estender à lagoa, ao mar, prejudicando, assim, a biodiversidade local.

ASSESSORIA ---PMRG

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!