O projeto "Consciência Verde" atua em Rio Grande com a coleta diferenciada de eletrônicos
11/07/2023 12:44 em Variadas

A programação do “Junho Sustentável” encerrou suas atividades em 2023, mas os projetos seguem em andamento em prol do meio ambiente e da sustentabilidade. Visando promover o sistema de coleta de eletrônicos durante o ano inteiro, a Prefeitura do Rio Grande, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), em parceria com a ONG Laguna Sul Ambiental, possui diversos pontos espalhados pela cidade com o projeto “Consciência Verde”, fazendo parte do programa de educação ambiental.

“O intuito dessa campanha é a conscientização da comunidade a respeito da importância da participação de todos no processo de preservação ambiental. Essa ação faz parte do programa de educação ambiental, desenvolvido pela nossa ONG desde 2016, em parceria com a Prefeitura do Rio Grande. Nessas sete edições, conseguimos arrecadar com o descarte da comunidade, entre pessoas, empresas, instituições e etc em torno de 30 toneladas de eletrônicos, que foram direcionadas para o descarte correto, seja através da reuso ou da reciclagem”, destaca Eduardo Feijó, coordenador geral da ONG Laguna Sul Ambiental.

Nas edições anteriores a coleta era feita somente na Prefeitura, mas em comemoração ao aniversário de 10 anos da ONG Laguna Sul Ambiental, neste ano o projeto “Consciência Verde” possui diversos pontos para coleta de material no município. Entre eles estão o Paço Municipal, a Estação Cidadania Cultura Lagoa dos Patos, o Centro de Convivência da Universidade do Rio Grande (FURG) e pontos do Balneário Cassino.

A preocupação com o recolhimento deste tipo de lixo se deve principalmente ao seu potencial poluidor, já que estes equipamentos são fabricados com metais pesados, altamente tóxicos, que em contato com o solo contaminam as águas subterrâneas e se queimados poluem o ar e podem causar doenças graves.

Dentre os eletrônicos recebidos estão aparelhos de som, carregadores e cabos, monitores, teclados, aparelhos celulares, dvd players, controles remotos, televisores e máquinas fotográficas. Os materiais coletados durante a campanha serão reutilizados quando possível, e, quando não mais servirem para uso, serão descartados para reciclagem.

ASSESSORIA -- PMRG

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!