Rio Grande é a 3ª cidade com maior fluxo turístico móvel do Rio Grande do Sul
Variadas
Publicado em 12/07/2023

Uma pesquisa apresentada na segunda-feira (10) em Porto Alegre pela Secretaria Estadual de Turismo do Rio Grande do Sul (Setur-RS), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS), mostrou que Rio Grande foi a 3ª maior cidade com maior fluxo turístico do Rio Grande do Sul no ano anterior.

A pesquisa levou em consideração os 22 principais municípios gaúchos com fluxo indutor significativo de turismo no Rio Grande do Sul. As análises foram realizadas através de tecnologias de Big Data (grande volume de dados) sobre a quantidade total de turistas e excursionistas que visitaram o Rio Grande do Sul durante o ano de 2022, com base na conexão de aparelhos celulares. Esse tipo de mapeamento permite a agregação de dados anônimos sem que nenhuma informação pessoal dos usuários seja acessada.

O estudo identificou um fluxo de mais de 81 milhões turistas que circularam pelo estado no período mencionado. Em Rio Grande foram quase 6,5 milhões de visitantes. A cidade rio-grandina ficou atrás apenas dos municípios de Gramado (região das Hortênsias) e de Porto Alegre, com 8,6 milhões e 13,5 milhões de visitantes, respectivamente.

De acordo com o relatório individual de análise de fluxo turístico específica para Rio Grande, 6.482.422 turistas provenientes de todas as regiões do Brasil visitaram a cidade. Nesse número de visitantes estão inclusos também moradores de outros municípios do Rio Grande do Sul. Pela natureza da pesquisa, que faz uso de bases de Big Data, ela não apresenta informações sobre quais situações têm mobilizado o referido público na procura pela cidade, atendo-se apenas aos deslocamentos de pessoas com base na telefonia móvel. 

Contudo, a turismóloga da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Inovação e Turismo (SMDIT), Andréa D’Avila Burguez, que acompanhou na capital porto-alegrense a apresentação dos dados, avalia que os números da pesquisa corroboram com os dados próprios que o Centro de Atenção ao Turista (CAT) do município tem mapeado. 

Além disso, um levantamento em paralelo realizado pela Setur-RS apresentou balanço das novas ofertas turísticas dentre os 22 municípios destacados. No que diz respeito a Rio Grande, o cenário foi o da abertura de 369 empresas nas atividades consideradas características ao turismo durante o ano de 2022, o que representou uma variação positiva de 7,6%  em relação ao ano de 2021.

Para a primeira-dama e secretária de Desenvolvimento, Inovação e Tecnologia de Rio Grande, Lu Compiani, a excelente colocação de Rio Grande na pesquisa é resultado de um conjunto de ações empreendidas pelo governo municipal. “O resultado dessa pesquisa é fruto de um trabalho que tem levado o nome da cidade para fora dos seus limites. O governo tem trabalhado muito a questão da valorização do nosso patrimônio, além do fortalecimento da nossa identidade rio-grandina, como por exemplo o recente título de ‘Capital Nacional das Águas’ conferido a Rio Grande pela Câmara dos Deputados. Essa pesquisa ratifica o que estamos fazendo e nos dá motivação para trabalhar ainda mais”, frisou a gestora. 

O amplo objetivo da pesquisa estadual é o de contribuir para a formação de um diagnóstico situacional, com vistas à elaboração de estratégias de promoção e valorização da oferta turística, tendo por finalidade a aceleração do desenvolvimento socioeconômico municipal, regional e estadual.

ASSESSORIA -- PMRG

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!