Semana do Patrimônio: Rio Grande planeja evento cultural e turístico que celebra sua história
Variadas
Publicado em 17/07/2023

Durante as últimas semanas, a secretária de Desenvolvimento, Inovação e Turismo (SMDIT), Lu Compiani Branco, o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Luis Henrique Drevnovicz, e a diretora da Fototeca Municipal Ricardo Giovannini, Gianne Atallah, estiveram em reuniões e encontros organizacionais para discutir o planejamento da Semana do Patrimônio. O evento consiste em diversas ações culturais, acadêmicas e sociais que promovem maior contato com os patrimônios materiais e imateriais da cidade, tendo como tema “Rio Grande, das Águas ao Cais de Pedra”. 

A Semana do Patrimônio acontece entre os dias 15 e 20 de agosto, entre as 16h e 20h, alusivo ao Dia do Patrimônio, comemorado em 17 de agosto. Durante os dias de evento serão realizadas palestras, workshops, visitas guiadas e oficinas em diversos pontos históricos do município acerca das áreas de arqueologia, cultura, historicidades e artes. Além disso, o evento pretende contar com a presença de expositores, gastronomia e happy hour para os participantes. 

Os organizadores do evento encontraram-se com representantes e administradores do Porto RS, do Prédio da Alfândega e do Prédio da Rheingantz para discutir a disponibilidade de espaço, bem como a programação e parcerias. Ainda visitas técnicas foram realizadas a fim de conhecer as especificidades dos locais para abrigar o evento. Estuda-se também a possibilidade de integrar os alunos da rede municipal com a realização de oficinas formativas. 

A Semana do Patrimônio acontece como uma proposta integrada à Noite do Centro Histórico, evento que ocorreu em maio deste ano e atraiu grande público. Na ocasião foram oferecidas uma série de atividades culturais em diferentes prédios históricos da cidade. A proposta agora, ainda que semelhante, é aprofundar os conhecimentos acerca dos patrimônios rio-grandinos buscando uma maior valorização destes lugares pela comunidade.

Algumas parcerias já estão estabelecidas são com o Grupo de Artesanato Art'Evidencia, o Projeto de Extensão - Objetos e Memórias da Fábrica Rheingantz (Liber Studim/ Furg), o Percurso do Caminho Fabril - Projeto de Extensão da Universidade Federal de Pelotas. Além destes, foram confirmados também o Conselho dos Povos Indígenas, Povos Tradicionais de Matriz Africana, Archaeos Consultoria, Coletivo Mnemos, IAB - Núcleo Cidade do Rio Grande, Perene Patrimônio Cultural e Urumi.

Para realizar o auxilio ao público e a mediação junto aos espaços, serão admitidos voluntários não-remunerados, chamados de Agentes do Patrimônio. Para fazer parte do projeto, é necessário inscrever-se em um edital que brevemente será disponibilizado, serão admitidas pessoas com idade acima de 18 anos e não é necessário ter escolaridade específica. Os selecionados irão passar por oficinas de capacitação e ao fim do evento irão receber certificado de horas contribuídas. 

Novas reuniões para maiores discussões já estão agendadas. O evento ainda está sendo planejado e prevê-se que a programação completa seja divulgada ainda neste mês juntamente com os formulários de inscrições aos participantes.

ASSESSORIA -- PMRG

Comentários
Comentário enviado com sucesso!