SMED aproveita recesso escolar para recuperar escolas afetadas pelo ciclone
Variadas
Publicado em 21/07/2023

Assim como ocorreu em diversos pontos da cidade, muitas escolas da rede municipal de ensino também sofreram avarias em função do ciclone extratropical que atingiu o estado. Considerando este cenário, a Secretaria de Educação (SMED) estabeleceu na segunda-feira (18) um grupo de trabalho para avaliar os danos causados e um plano de ação já está sendo traçado para que os reparos ocorram nas próximas duas semanas, durante o período de recesso escolar.

Ainda na sexta-feira (14), após a passagem do ciclone extratropical, as equipes da secretaria se dividiram e visitaram todas as 77 instituições da rede para avaliar a situação de cada uma delas. De acordo com a secretária adjunta, Cecília Pucinelli, 56% das escolas foram prejudicadas pelo evento climático, a maioria forma leve.

Outras, entretanto, tiveram impactos de maior gravidade, como Alcides Barcelos, no Getúlio Vargas; Maria da Graça Reis, na Barra; Sylvia Centeno Xavier, na Ilha dos Marinheiros; Dom Pedro II, no Bosque; e Coriolano Benício, na Quinta.

Logo após as visitas de avaliação, as equipes da Zeladoria Móvel da SMED já iniciaram o trabalho de retirada de árvores dos pátios, reparo emergencial em telhados, recolhimento de alimentos não perecíveis e outros serviços de conserto.

“Foram danos causados por situações de árvores caídas e telhas que se soltaram com o vento, a maioria de forma leve. Além disso, 44% das escolas não foram afetadas. Porém, temos algumas muito avariadas, com situações mais graves. Para essas já fizemos o registro de preço com os empreiteiros, que já estão à disposição para solicitar o serviço. Nossa intenção é fazer essa recuperação antes da retomada das aulas”, disse Cecília.

A SMED também está encaminhando um relatório com detalhes e fotos sobre os estragos para a Defesa Civil, para que o setor possa contabilizar também os estragos causados na rede escolar. Em função dos impactos, o prefeito Fábio Branco assinou no sábado (15) o decreto de situação de emergência em Rio Grande.

A SMED se coloca a disposição para toda e qualquer situação que a comunidade escolar necessite, estando à disposição de suas equipes diretivas para pronto atendimento.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO -- PMRG

Comentários
Comentário enviado com sucesso!