Defesa Civil de Santiago visita Rio Grande para conhecer trabalho da unidade local
Variadas
Publicado em 25/07/2023

A Defesa Civil de Rio Grande recebeu, na manhã desta segunda-feira (24), a visita de representantes da Defesa Civil da cidade de Santiago, que fica na região oeste do estado gaúcho. Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer a Prefeitura Municipal, bem como o Prefeito Fábio Branco, além de visitarem a sede da Defesa Civil local, localizada na rua Almirante Barroso, 166.

O encontro teve como intuito apresentar o espaço e os instrumentos de trabalho da Defesa Civil rio-grandina, que tem sido referência no estado. Durante a estadia, os profissionais de Santiago conheceram mais sobre as estratégias utilizadas durante momentos adversos, como foi o caso do trabalho realizado durante o ciclone extratropical que atingiu a cidade nos dias 12 e 13 de julho.

Esse tipo de ação não é novidade, visto que a Defesa Civil rio-grandina já recebeu comitivas de outras quatro cidades, entre elas Pelotas e Caxias do Sul. Além disso, o órgão local tem a previsão de receber representantes de outros três municípios ainda neste ano.

“Essa troca de experiências, principalmente para conhecer como nós trabalhamos na cidade para atender diretamente a população, é muito importante. Eles aprendem conosco e nós aprendemos com eles”, afirma o ordenador da Defesa Civil de Rio Grande e chefe de Gabinete do vice-prefeito, Rudimar Machado.

Paulo Acosta, diretor da Defesa Civil de Santiago, comenta que conhecer o trabalho realizado em diferentes regiões do estado oferece novas oportunidades e a chance de otimizar operações que já estão sendo executadas no seu município. “Já vimos exemplos do trabalho da Defesa Civil de Rio Grande, como aconteceu agora com esse evento climático e tudo que é bom a gente copia. Então, nós viemos conhecer o trabalho, levar algum conhecimento, ver com o que podemos somar dentro do nosso município, na fronteira oeste. No pouco tempo que estamos aqui em Rio Grande, já tivemos várias ideias vendo o que funciona”, disse Acosta.

Ainda conforme Machado, o árduo trabalho do setor faz com que o Rio Grande seja vista como exemplo. “Hoje, a Defesa Civil Rio Grande está preparada para qualquer evento climático adverso. Nós temos uma equipe qualificada, profissional, que atende diretamente as pessoas em qualquer evento adverso. Essa é a nossa Defesa Civil Rio Grande, que trabalha na prevenção, na preparação, na resposta e na reconstrução”, finalizou.

Mobiliza Rio Grande

Após a passagem do ciclone, a Prefeitura deu início a uma campanha para auxiliar as famílias atingidas e prejudicadas pelos efeitos do fenômeno. Nomeada “Mobiliza Rio Grande”, a iniciativa visa arrecadar alimentos, cobertores, roupas, colchões, móveis, materiais de higiene e telhas 4mm para doação à comunidade em maior dificuldade.

Na última sexta-feira (21), equipes da Defesa Civil, com apoio das secretarias municipais, percorreram as regiões das ilhas, realizando a distribuição de cestas básicas às famílias. A necessidade, no momento, é pela doação específica de alimentos e telhas 4 mm para distribuição aos que tiveram as casas destelhadas.

As doações referentes à Campanha Mobiliza Rio Grande devem ser enviadas à sede da Prefeitura Municipal do Rio Grande, na Rua Marechal Floriano Peixoto, nº 111, das 8h às 17h30. É possível também contribuir da própria residência, mediante agendamento através dos telefones 32338474 ou (53) 99120-4408, para que uma equipe realize a coleta dos itens doados. 

ASSESSORIA --- PMRG

Comentários
Comentário enviado com sucesso!