Na última sexta-feira (21), Portos RS, Emater e Prefeitura do Rio Grande, por meio da Secretaria de Município da Pesca, Agricultura e Cooperativismo, realizaram evento comemorativo em alusão ao Dia do Pescador – comemorado em 29 de junho. No evento também estiveram presentes outras Secretarias e Município, Marinha do Brasil e FURG, ofertando serviços à população e realizando oficinas.
O evento, que foi realizado no Salão da Igreja Nossa Senhora da Paz, na Vila da Barra, contou com a presença de servidores municipais de diversas Secretarias que levaram até o local a prestação de alguns serviços públicos que estão distantes da comunidade local. A Secretaria de Saúde esteve presente realizando aferição de pressão e fornecendo outras orientações para o recebimento de serviços públicos em saúde. Já a Secretaria da Fazenda forneceu informações sobre acesso aos benefícios exclusivos para pescadores e informações sobre tributos e impostos devidos. Os servidores da Fazenda também prestaram esclarecimentos sobre o Programa Nota Fiscal Gaúcha, do Governo do RS, salientando sua importância fiscal e seus benefícios ao contribuinte.
A Secretaria de Educação e a Emater ofereceram oficinas a quem compareceu ao evento. O Núcleo de Alimentação Escolar da SMED ofertou às crianças a oficina “Tintas Caseiras Produzidas com Elementos da Terra”, buscando aproximar os pequenos da natureza e estimular sua criatividade. A EMATER ofertou uma oficina de artesanato a partir de materiais usados na pesca artesanal. A oficina foi ministrada por representantes do grupo de Mulheres Rendeiras da Colônia de Pescadores São Pedro (Z3), de Pelotas, tendo como matéria-prima redes utilizadas na captura de camarão e de espécies de peixes na Lagoa dos Patos. A oficina buscou ressignificar estes materiais que perderam sua utilidade prática e trazer sustentabilidade ao processo de confecção de peças artesanais de vestuário.
A Capitania dos Portos esteve presente no evento prestando atendimento aos pescadores e fornecendo orientações técnicas a este público. Já a Furg esteve presente por meio do Projeto Parceiros do Mar, apresentando o trabalho desenvolvido pelo projeto buscando uma maior conscientização da população sobre a importância da preservação da vida marinha.
A Secretaria de Cidadania e Assistência Social (SMCAS) teve importante participação no evento. Os servidores da SMCAS realizaram a doação de roupas às famílias necessitadas. Uma equipe do CRAS Zona Portuária também esteve presente realizando o levantamento do número de famílias da localidade atingidas pela passagem do ciclone extratropical que assolou nossa região na semana anterior. Este levantamento servirá como complemento da base de dados já existente e será utilizada pela Defesa Civil do Município em ações futuras como a distribuição de telhas, agasalhos e alimentos. Na ocasião também foram prestadas orientações sobre a atualização de dados cadastrais do CADÚnico, do Governo Federal - cadastro base para o recebimento de benefícios sociais como o Bolsa Família.
ASSESSORIA --- PMRG